Trilogia epifânica:

caminhos do conto em Clarice Lispector

Autores

  • Thalita Rose Tamiarana Gadelha Taveira

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v1i1.264

Palavras-chave:

linguagem, silêncio, introspecção, comportamento feminino

Resumo

Os contos “Amor”, “Imitação da Rosa” e “Os Obedientes”, de Clarice Lispector, podem ser vistos por uma ótica que aborda questões relacionadas ao comportamento feminino a partir de uma perspectiva cotidiana. Nessa aparente naturalidade de ser e de dizer, as personagens se defrontam e experimentam questões sutis e intricadas como identidade, existência e liberdade, fazendo, portanto, a travessia de si mesmas, ao tropeçarem em perplexidades, como um continente a explorar, seja numa retomada da vida comum e metódica, seja na entrega inevitável à loucura, seja na abrupta saída do suicídio. Todas elas mergulhadas e, até certo ponto, perdidas na perigosa e na provocante rotina do casamento. A presente pesquisa objetiva apresentar a leitura dos referidos contos através de uma visão teórica que busque compreender a linguagem e o imaginário do mundo, particularmente do universo feminino. Linguagem e subjetividade são eixos caracterizadores da ficção clariceana, a qual assume uma postura diferenciada em relação a autores modernistas.

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Publicado

2021-08-28

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)