Marcas identitárias do empoderamento feminino na escrita de Emily Dickinson

Autores

  • Marcus Vinícius Souza e Souza
  • Ydoreh Gomes Borges

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v1i1.258

Palavras-chave:

Empoderamento Feminino, Gênero, Marcas identitárias

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo elucidar as marcas identitárias do empoderamento feminino nos escritos da poetiza Norte-americana Emily Dickinson (1830 – 1886) através da análise literária dos poemas: ‘‘My Life had stood – a Loaded Gun’’, e, ‘‘I’m ‘‘wife’’ – ‘‘I’ve finished that – ’’, apreciados à luz do estudo de Wiechmann (2012).  Além disso, se buscou conceituar Gênero e as relações de poder entre masculino e feminino a partir dos apontamentos de Ponciano (2015), Campos (1992) e Costa (2008). Para tanto, também se buscou embasamento teórico nos estudos de: Foucault (1996), Scott (1995), Butler (2014), Millet (1970), Navarro (1995), entre outros.

Referências

AURÉLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo dicionário de língua portuguesa. 4. Ed. Curitiba: Positivo, 2018.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. In: PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo - Presidente Prudente, 2015.

CAMPOS, Maria Consuelo Cunha. Gênero. In: JOBIN, José Luís (Org.) Palavras da crítica: tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992, p.111-115.

COSTA, Ana Alice. Gênero, poder e empoderamento das mulheres. Disponível em:< textos_pdf/empoderamento.pdf> Acesso em: 18/08/2017.

DICKINSON, Emily. I'm "wife" — I've finished that —. Disponível em:< https://emilydickinsonstrashcan.com/2017/06/10/xvi-im-wife-ive-finished-that/> Acesso em: 11/06/2017

DICKINSON, E. My Life had stood - a Loaded Gun –. Disponível em:< https://www.poetryfoundation.org/poems/52737/my-life-had-stood-a-loaded-gun-764>. Acesso em: 11/06/2017

FOUCAULT, M. A ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FRANCO, P. V.; CERVERA, J. P. Manual para o uso não sexista da linguagem. UNIFEM. In: PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo - Presidente Prudente, 2015.

GILBERT, Sandra (Ed.); GUBAR, Susan (Ed.). Norton Anthology of Literature by Women. New York City: W.W. Norton & Company, 1985. In: WIECHMANN, Natalia Helena A questão da autoria feminina na poesia de Emily Dickinson. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2012.

GUBAR, Susan. “The Blank Page” and the issues of female creativity. In: SHOWALTER, Elaine (Ed.). The New Feminist Criticism: Essays on Women, Literature and Theory. New York: Pantheon Books, 1985. In: WIECHMANN, Natalia Helena A questão da autoria feminina na poesia de Emily Dickinson. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2012.

MILLET, Kate. Política Sexual. Tradução de Alice Sampaio, Gisela da Conceição e Manuela Torres. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1974. In: PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo - Presidente Prudente, 2015.

NAVARRO, Márcia Hoppe. Por uma voz autônoma: o papel da mulher na história e na ficção latino-americana contemporânea. Ensaios Cpg Letras/ufrgs, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, p.11-55, jun. 1995. In: PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo - Presidente Prudente, 2015.

OSTRIKER, Alicia. The thieves of language. In: SHOWALTER, Elaine (Ed.). The New Feminist Criticism: Essays on Women, Literature and Theory. New York: Pantheon Books, 1985. In: WIECHMANN, Natalia Helena A questão da autoria feminina na poesia de Emily Dickinson. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2012.

PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo - Presidente Prudente, 2015.

SARDENBERG, Cecilia M. B. e COSTA, Ana Alice. "Feminismos, Feministas e Movimentos Sociais". In: Margarida Brandão e M.Clara Binghemer (orgs.), Mulher e Relações de Gênero. São Paulo: Ed. Loyola, 1994, pp.:81-114. In: PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo - Presidente Prudente, 2015.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez, 1995. In: PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo - Presidente Prudente, 2015.

WIECHMANN, Natalia Helena A questão da autoria feminina na poesia de Emily Dickinson. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)