O Ensino em Tomás de Aquino como Consequência de sua Doutrina Filosófica e Teológica

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Autores

  • Matheus Assunção Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Marcos Costa UFPE
  • Suzano Guimarães UFPE

Palavras-chave:

Tomás de Aquino, De magistro, Filosofia da educação

Resumo

A partir do texto De magistro, depois de analisar alguns conceitos da doutrina de Santo Tomás de Aquino, e após fazer uma apresentação dos temas dos quatro artigos da referida obra, compreenderemos, especificamente, como o ensino é uma consequência de sua doutrina filosófica e teológica. Esperamos que com esse trabalho possamos propiciar uma compreensão mais ampla e profunda do que entendemos como uma filosofia da educação tomista, ainda que o próprio Aquinate não a tenha formulado nesses termos mais modernos. Assim, ao se estudar os princípios presentes no De magistro e as implicações oriundas dos mesmos, tornar-se-á explícito que tais princípios, embora sofram acidentalmente os condicionamentos próprios do contexto histórico e cultural do século XIII, oferecem luzes perenes que indicam caminhos de solução para alguns dos problemas educacionais atuais, especialmente quanto a má compreensão do papel do professor e do aluno, e a visão naturalista e fragmentada do ser humano.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Assunção, M., Costa, M., & Guimarães, S. (2025). O Ensino em Tomás de Aquino como Consequência de sua Doutrina Filosófica e Teológica. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação Em Transdisciplinaridade Online, 5(1), e25020. Recuperado de https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1469

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)

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