O FUNCIONAMENTO DA AUTORIA NO USO DE TERMOS TÉCNICOS EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS SALGUEIRO
The functioning of authorship in the use of technical terms in internship reports of the medium level technical course in buildings of IF SERTÃO-PE, campus Salgueiro
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i3.373Palavras-chave:
Análise do Discurso, Relatório de estágio, EdificaçõesResumo
A realização do relatório de estágio é um requisito obrigatório para a conclusão do Curso do Nível Médio Técnico Integrado de Edificações do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE), campus Salgueiro. Este artigo, ancorado no arcabouço teórico da Análise do Discurso, tem como objetivo analisar como alunos do Curso de Edificações mobilizam termos técnicos em seus relatórios, constituindo-se autores de seus trabalhos. Para tanto, serão selecionados relatórios de estágios da área de Edificações disponibilizados na plataforma on-line Repositório de Leituras Abertas (Releia) do IF SERTÃO-PE. Por meio de uma análise qualitativa, serão analisados os modos linguístico-discursivos de apropriação de termos técnicos na construção de relatórios de estágios, observando como o estudante do nível médio se constitui autor no seu relatório. Por se tratar de alunos do ensino médio integrado, espera-se observar uma maior dificuldade na inserção e na apropriação de termos técnicos em seus relatórios de estágio na construção de sua autoria.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10719: informação e documentação: relatório técnico e/ou científico: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NASCIMENTO, F. A. S. Definir/conceituar: história e sentidos da palavra cultura em dicionários de línguas e de terminologias. Tese de doutorado defendida na Universidade Estadual de Campinas, 2019.
NUNES, J. H. Dicionários no Brasil: Análise e história do século XVI ao XIX. Campinas: Pontes Editores, 2006. v. 1. 254 p.
ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez: UNICAMP, 1988.
ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, Eni. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho do simbólico. 6 ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2012.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In. ORLANDI, Eni P. (Org.). Gesto de leitura. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 49-60.