As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Angélica Maria de GASPERI UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) https://orcid.org/0000-0003-0880-2860
  • Rúbia EMMEL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Alexandre José KRUL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.629

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Imaginário Científico, Educação Básica

Resumo

Este estudo resulta do desenvolvimento e análise de um questionário de investigação acerca das concepções de Ciência e cientista no âmbito do projeto de pesquisa: “As concepções de Filosofia e de História da Ciência nas licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas”. Teve como objetivo analisar as concepções de Ciência e de cientista de estudantes do Ensino Fundamental na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde os 57 estudantes responderam um questionário (com 3 questões). Para a análise de dados do questionário utilizou-se a análise temática de conteúdo (para as 2 questões fechadas), sendo as categorias temáticas definidas a priori: - Concepções de quem faz Ciência; - Percepção de cientista. Em seguida foi utilizado a análise temática de conteúdo (1 questão aberta) foi identificado duas categorias temáticas: - Ciência como disciplina escolar com 17 Unidades de contexto (UC); - O conceito de Ciência em relação aos saberes sócio-culturais com 12 UC. Através da análise temática de conteúdo, constatou-se que as concepções dos estudantes acerca do cientista está vinculada a uma pessoa extremamente inteligente, correspondendo a um quantitativo de 40/57 dos estudantes. Logo, percebe-se que a concepção dos estudantes acerca do cientista está atrelada aos estereótipos científicos propagados pelas mídias, livros didáticos (LD) e durante as aulas. A partir da análise das UC e do embasamento teórico, foi possível evidenciar um indicativo do pensamento acerca da concepção de Ciência vinculado ao conteúdo disciplinar de Ciências Naturais.

Biografia do Autor

Angélica Maria de GASPERI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil. Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática (IFFar/2022), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Rúbia EMMEL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa,RS/Brasil. Professora colaboradora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS/Brasil.

Alexandre José KRUL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Referências

ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BARIFOUSE, R. 'Ciências humanas são tão importantes quanto exatas e biológicas', diz professora de Harvard. Da BBC News Brasil, São Paulo, 30 abril 2019 (n. p). Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48070180. Acesso em 16 de fev. 2023.

BREUNIG, E. T; AMARAL, A. S; GOLDSCHMIDT, A. I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Revista Amazônia. v. 15, n. 33, p. 134-150, jan./jun. 2019.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker, Editora Brasiliense, 1993.

CHASSOT, A. A Ciência é masculina? São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, p. 320-321, 2000.

CORDEIRO, T. L. Contribuições da história de vida da cientista brasileira Bertha Lutz para o ensino de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

COSTA. B. G. Concepções Alternativas de Ciências: Uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – Estudo de Caso. (Monografia) Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Modalidade EAD. 2017. Duque de Caxias, 2017. 90 f.

FERRAZ, D. F.; OLIVEIRA, J. M. P. As concepções de professores de ciências e biologia sobre a natureza da ciência e sua relação com a orientação didática desses profissionais. Revista Varia Scientia, v. 6, n. 12, p. 85-106, 2006.

KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de ciências e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 15, p. 11-18, maio 2002.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun., 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n1/1983-2117-epec-3-01-00045.pdf . Acesso em: 13 jan. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, L A-C. P. História da ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v11n02/v11n02a11.pdf . Acesso em 11 de mar. 2023.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MELO, J. R. de; ROTTA, J. C. G. Concepção de ciência e cientista entre estudantes do ensino fundamental. In: Anais... XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

OESTREICH, L. et al. O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial. Revista Insignare Scienctia, Cerro Largo, v. 4, n. 3. p. 160-178, 2021.

PÉREZ, D. G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 24 de mar. 2023.

REIS, J. C. A Especificidade Lógica da História. Varia História. Departamento de História. Programa de Pós-Graduação em História. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. n. 27, p. 1-62, jul. 2002.

REIS, P.; GALVÃO, C. O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Pontevedra, v. 5, n. 2, p. 213- 234, 2006. Disponível em: http://www.saum.uvigo.es/reec/index.htm . Acesso em: 18 de jan. 2023.

REZNIK, G. Como adolescentes do sexo feminino percebem a ciência e os cientistas? Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2014.

RIBEIRO, D. M. dos S.; SILVA, M. S. da. O que é Ciência na Concepção de Professores e Licenciandos em Física de Salgueiro-PE. Revista Semiárido De Visu, v. 3, n.1, p. 44-51, 2015.

SACCONI, L. A. Minidicionário Sacconi da língua portuguesa. São Paulo: Escala educacional, 1996.

SANTOS GOUW, A. M. As opiniões, interesses e atitudes dos jovens brasileiros frente à ciência: uma avaliação em âmbito nacional. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.

SFORNI, M. S. de F.; BACARO, B. L. Aprendizagem de Conceitos Científicos e Desenvolvimento do Pensamento: um olhar para o Livro Didático. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 3, p. 397-406, 2022.

SILVA, B. H. A perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: construindo subsídios para uma ação didático-pedagógica inovadora. 2014. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

SILVA, F. F. da. Mulheres na ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. 2012. 147f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.

TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Os interesses e posturas de jovens adultos frente às Ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

GASPERI, A. M. de; EMMEL, R.; KRUL , A. J. As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1350–1365, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.629. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/629. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Artigos