As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental

Autores/as

  • Angélica Maria de GASPERI UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) https://orcid.org/0000-0003-0880-2860
  • Rúbia EMMEL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Alexandre José KRUL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.629

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Imaginário Científico, Educação Básica

Resumen

Este estudo resulta do desenvolvimento e análise de um questionário de investigação acerca das concepções de Ciência e cientista no âmbito do projeto de pesquisa: “As concepções de Filosofia e de História da Ciência nas licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas”. Teve como objetivo analisar as concepções de Ciência e de cientista de estudantes do Ensino Fundamental na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde os 57 estudantes responderam um questionário (com 3 questões). Para a análise de dados do questionário utilizou-se a análise temática de conteúdo (para as 2 questões fechadas), sendo as categorias temáticas definidas a priori: - Concepções de quem faz Ciência; - Percepção de cientista. Em seguida foi utilizado a análise temática de conteúdo (1 questão aberta) foi identificado duas categorias temáticas: - Ciência como disciplina escolar com 17 Unidades de contexto (UC); - O conceito de Ciência em relação aos saberes sócio-culturais com 12 UC. Através da análise temática de conteúdo, constatou-se que as concepções dos estudantes acerca do cientista está vinculada a uma pessoa extremamente inteligente, correspondendo a um quantitativo de 40/57 dos estudantes. Logo, percebe-se que a concepção dos estudantes acerca do cientista está atrelada aos estereótipos científicos propagados pelas mídias, livros didáticos (LD) e durante as aulas. A partir da análise das UC e do embasamento teórico, foi possível evidenciar um indicativo do pensamento acerca da concepção de Ciência vinculado ao conteúdo disciplinar de Ciências Naturais.

Biografía del autor/a

Angélica Maria de GASPERI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil. Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática (IFFar/2022), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Rúbia EMMEL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa,RS/Brasil. Professora colaboradora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS/Brasil.

Alexandre José KRUL , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

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Publicado

2024-09-16

Cómo citar

GASPERI, A. M. de; EMMEL, R.; KRUL , A. J. As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1350–1365, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.629. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/629. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas - Artigos