As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Angélica Maria de GASPERI UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) https://orcid.org/0000-0003-0880-2860
  • Rúbia EMMEL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Alexandre José KRUL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.629

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Imaginário Científico, Educação Básica

Resumo

Este estudo resulta do desenvolvimento e análise de um questionário de investigação acerca das concepções de Ciência e cientista no âmbito do projeto de pesquisa: “As concepções de Filosofia e de História da Ciência nas licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas”. Teve como objetivo analisar as concepções de Ciência e de cientista de estudantes do Ensino Fundamental na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde os 57 estudantes responderam um questionário (com 3 questões). Para a análise de dados do questionário utilizou-se a análise temática de conteúdo (para as 2 questões fechadas), sendo as categorias temáticas definidas a priori: - Concepções de quem faz Ciência; - Percepção de cientista. Em seguida foi utilizado a análise temática de conteúdo (1 questão aberta) foi identificado duas categorias temáticas: - Ciência como disciplina escolar com 17 Unidades de contexto (UC); - O conceito de Ciência em relação aos saberes sócio-culturais com 12 UC. Através da análise temática de conteúdo, constatou-se que as concepções dos estudantes acerca do cientista está vinculada a uma pessoa extremamente inteligente, correspondendo a um quantitativo de 40/57 dos estudantes. Logo, percebe-se que a concepção dos estudantes acerca do cientista está atrelada aos estereótipos científicos propagados pelas mídias, livros didáticos (LD) e durante as aulas. A partir da análise das UC e do embasamento teórico, foi possível evidenciar um indicativo do pensamento acerca da concepção de Ciência vinculado ao conteúdo disciplinar de Ciências Naturais.

Biografia do Autor

Angélica Maria de GASPERI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil. Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática (IFFar/2022), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Rúbia EMMEL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa,RS/Brasil. Professora colaboradora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS/Brasil.

Alexandre José KRUL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

GASPERI, A. M. de; EMMEL, R.; KRUL , A. J. As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1350–1365, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.629. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/629. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Artigos