AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E MÚSICA: Comportamentos autorregulados em alunos de Bandas de Música do Município de Petrolina-PE..

EGULATION OF LEARNING IN THE STUDY OF MUSIC: Self-regulated behaviors in students of Music Bands in Petrolina-PE.

Autores/as

  • Iuri Ozires Sobreira de Oliveira IFSertãoPE
  • João Carlos Sedraz Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.561

Palabras clave:

Autorregulação da aprendizagem, Educação Musical, Ensino coletivo

Resumen

O Ensino coletivo de instrumento musical têm sido amplamente desenvolvido no Brasil, sobretudo na região semiárida, nas bandas de música. Trata-se de uma proposta democrática adotada em virtude da demanda grande de alunos e da falta de professores devidamente qualificados para atendê-los. Nessa perspectiva, a autorregulação da aprendizagem surge como um caminho de estratégias que pode potencializar o ensino aprendizagem. A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo identificar as estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas pelos alunos das bandas de música de Petrolina. Para tanto, foi realizada uma investigação de natureza descritiva e abordagem quanti qualitativa, utilizando como instrumento um questionário de autorregulação da aprendizagem desenvolvido e validado por (ARAÚJO, 2015). Os resultados encontrados apontam as estratégias de autorregulação mais utilizadas pelos entrevistados, demonstrando que se a autorregulação da aprendizagem for orientada por um professor desde o início do processo de aprendizagem, pode apontar caminhos exitosos para a educação musical das bandas. Acredita-se que as contribuições apresentadas podem fornecer subsídios para o planejamento das atividades dos mestres de banda, onde a autorregulação pode ser incentivada através do Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais.

Biografía del autor/a

João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UFBA), especialização em Educação a Distância (SENAC/AL), mestrado em Ciência da Computação (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação (UFPE). Foi professor da Universidade Federal da Bahia e, atualmente, é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde desenvolve pesquisas concentradas na concepção e modelagem de ambientes colaborativos de aprendizagem. Na Univasf, também, coordenou a implantação dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, exerceu funções de Diretor de Planejamento e Ensino, Pró-Reitor de Ensino, Coordenador UAB, Coordenador do Telessaúde e Secretário de Educação a Distância. É membro do grupo de pesquisa de Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional da UFPE e consultor da Diretoria de Educação a Distância da Capes.

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Publicado

2023-08-31

Cómo citar

SOBREIRA DE OLIVEIRA, I. O.; SEDRAZ SILVA, J. C. . AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E MÚSICA: Comportamentos autorregulados em alunos de Bandas de Música do Município de Petrolina-PE..: EGULATION OF LEARNING IN THE STUDY OF MUSIC: Self-regulated behaviors in students of Music Bands in Petrolina-PE. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 507–526, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.561. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/561. Acesso em: 23 nov. 2024.