Pedagogia da alternância:
história e metodologia
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.406Palabras clave:
Educação do campo, Práticas Pedagógicas, Juventude rural;Resumen
A Pedagogia de Alternância acontece nas escolas do campo, visando trabalhar propostas educacionais e, influenciada pelo cenário de ações populares, apresenta sua prática pedagógica contextualizada à sociedade. Nesse contexto, o presente estudo objetivou buscar subsídios para a compreensão da origem da Pedagogia da Alternância e como suas metodologias têm sido construídas desde então. Foram analisados 10 artigos, publicados em bases de dados indexadas, que apresentavam no título, resumo, marco teórico e nas conclusões a proposta de descrever a Pedagogia da Alternância a partir de diferentes experiências entre os anos de 2000 e 2019, excluindo-se os que não traziam em seu bojo nenhum conceito relacionado ao tema. O método utilizado, de cunho qualitativo, foi o estudo revisional da literatura. Esse tipo de estudo consiste em pesquisar a partir de material já publicado, reunindo estudos pertinentes a determinada questão, utilizando artigos científicos disponibilizados de forma física ou online, com intenção de se efetivar uma revisão consistente. Como resultado, constatou-se que, para descrever a história e as metodologias relacionadas à alternância, é fundamental considerar variáveis sociais, culturais e individuais apresentadas pelos autores em seus estudos. Comprovou-se também que isolar apenas a premissa “pedagogia da alternância” não permite o entendimento de seus sentidos, dificultando seus usos, principalmente nas questões acadêmicas, nas quais acontecem relações complexas e dinâmicas. Se, por um lado, os autores estudados nos possibilitaram a aproximação dos seus conceitos para a compreensão dos fenômenos envolvidos; de outro, é necessário atentar para suas diferenças e especificidades, que deverão nortear enfoques de novas pesquisas sobre o tema.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB N° 5/97. Publicado no Diário Oficial da União de 16/5/1997. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1997/pceb005_97.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html . Acesso em: 03 mar. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº. 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal,mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 01 jun. 2021.
BRASIL, PARECER Nº01/2006 - Aprovado em 1º/02/2006– Ministério da Educa-ção/Conselho Nacional de Educação/CEB Relato: Murilo Avellar Hingel- Dias leti-vos para a aplicação da PA nos CEFFAs. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_1_de_1_de_fevereiro_de_2006.pdf . Acesso em 04 maio 2021.
CERQUEIRA, Márcia Cristiana de Almeida; SANTOS, Célia Regina Batista dos. As escolas famílias agrícolas, a pedagogia da alternância e o caderno da realidade. 2004.
CALVÓ, Pedro Puig. Que orientação profissional é possível promover no ensino fundamental. Trad.Thierry de Burghgrave. Revista Formação por alternância. Ano, v. 1, Florianópolis, 2005.
CORDEIRO, Georgina; REIS, Neila; HAGE, Salomão. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, v. 24, n. 85, 2011.Disponível em: https://ufrb.edu.br/educacaodocampocfp/images/PEDAGOGIA-DA-ALTERN%C3%A2NCIA-E-SEUS-DESAFIOS.pdf Acesso em: 03 abr. 2021.
CORREIA, A. M. R.; MESQUITA, A. Mestrados e doutoramentos. 2. ed. Porto: Vida Econômica Editorial, 2014.
ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casa Familiar Rural: a formação com base na Pe-dagogia da Alternância. Florianópolis, SC: Insular, 2003
FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretrizes de uma Caminhada. In: ARROYO, M., CALDART, R.; MOLINA, M. C (Orgs). Por uma educação do campo. Vozes: Petró-polis/RJ, 2012.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 28ª ed,
GARCIA-MARIRRODRIGA, Roberto; CALVÓ, Puig Pedro. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2007
GIMONET, Jean-Claude. A alternância na formação “Método pedagógico ou novo sistema educativo?”: A experiência das Casas Familiares Rurais. DEMOL, Jean-noel; PILON, Jean-Marc. Alternance, Developpement Personnel et Local. Trad. Thierry de Burghgrave. Paris: L’harmattan, p. 51-66, 2017.Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012- 2/Alternancia_na_Formacao._Gimonet.pdf.Acesso em: 01 jun. 2021.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar, compreender a Pedagogia da Alternância. Coleção AIDEFA, Editora Vozes: São Paulo, 2007.
KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. 2007. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.117.471&rep=rep1&type=pdf . Acesso em: 04 fev. 2021.
MORETTI, CheronZanini; VERGUTZ, Cristina LuisaBencke; CORRÊA, Aline Mesquita. Possibilidades emancipatórias na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: Diálogos entre a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular. Revista e-Curriculum, v. 15, n. 3, p. 821-841, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=76652988013 Acesso em: 01 jun. 2021.
MORIN, Edgar. O retorno do acontecimento. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/tw9jyWNJkLyDw4pCjYzvVhF/?lang=pt. Acesso em: 05 de maio de 2021.
DO NASCIMENTO, Claudemiro Godoy. Educação e Cultura: as escolas do campo em movimento. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 16, n. 1112, p. 867-883, 2006.DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v16i1112.184 . Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/184 Acesso: 04 maio 2021.
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do et al. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás-EFAGO. São Paulo: Unicamp, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252476. Acesso em: 02 mar. 2021.
NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: Edufes, 2014. Disponível em file:///C:/Users/SOCORR~1/AppData/Local/Temp/livro%20edufes%20Origens%20da%20pedagogia%20da%20alternancia%20no%20brasil-1.pdf Acesso: 04 abr. 2021.
NOSELLA, P. Educação no campo: origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2 Reimpressão. Vitória: EDUFES, 2013. (Educação do Campo. Diálogo interculturais).
NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil/Paolo Nosella. Vitória: EDUFES, 2012.
PETERSEN, Kai et al. Systematic mapping studies in software engineering. In: Ease. 2008. p. 68-77. Disponível em: https://www.scienceopen.com/hosted-document?doi=10.14236/ewic/EASE2008.8
Acesso em: 04 maio 2021. Acesso em: 02 jan.2021.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.Disponívelem: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/689. Acesso em: 08 maio 2021.
SAVIANI, Dermeval. A filosofia na formação do educador. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1973.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Lourdes Helena. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. A experiência brasileira. Sísifo, n. 5, p. 105-112/EN 101-108, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/SOCORR~1/AppData/Local/Temp/97-259-1-SM.pdf. Acesso em: 28 mar. 2021.
SILVA, Maria do Socorro. A educação popular e o legado de Paulo Freire: a educação como emancipação do ser humano. Revista Marco Social, v. 12, p. 20-23, 2010. Disponível em: http://www.institutosouzacruz.org.br/groupms/sites/INS_8BFK5Y.nsf/vwPagesWebLive/DO8BGJPN?opendocument Acesso em: 02 mar. 2021.
SILVA, Lourdes Helena. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? UFV, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa MG:2003.
SOBREIRA, Milene Francisca Coelho; SILVA, Lourdes Helena da. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. 2014. DOI: https://doi.org/10.14244/19827199915 . Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/915. Acesso em: 05 abr. 2021.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e pesquisa, v. 34, n. 2, p. 227-242, 2008.DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200002 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28085
Acesso em: 09 maio 2021.
VERGÜTZ, Cristina Luisa Bencke. Aprendizagens na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Florianópolis: UNISC, 2013.
VERGUTZ, Cristina Bencke; CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. As aprendizagens na Pedagogia da Alternância e na Educação do Campo. Reflexão e Ação, v. 22, n. 2, p. 371-390, 2014.DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v22i2.5057 . Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5057 Acesso: 30 jan. 2021.
ZAMBERLAN, S. O lugar da família na vida institucional da Escola-Família: as participação e relação de poder. 2003, 191 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade NovaLisboa, Anchieta, ES.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Semiárido De Visu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.