Monitoramento do Bem-estar e do Sofrimento de Estudantes do Ensino Médio por meio de Aplicativo Móvel

Well Being and Suffering Monitoring of High School Students through a Mobile Application

Autores

  • Felipe Omena marques alves IF Sertão-PE
  • Samuelton Kelvi da Silva IFSERTÃO-PE
  • Álvaro Botelho de Melo Nascimento Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alex Sandro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i3.366

Palavras-chave:

bem-estar, emoções, representação do sofrimento, aplicativo Tell Your Pain

Resumo

Este artigo visa apresentar como tecnologias digitais podem auxiliar no monitoramento do bem-estar e do sofrimento dos estudantes do Ensino Médio. Este processo foi realizado através da criação de um aplicativo móvel por meio do qual discentes registraram suas emoções diárias, tendo como objetivo investigar fatores socioemocionais que podem afetar o bem-estar, e por consequência, o rendimento acadêmico. Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Floresta, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Participaram da investigação 3 pesquisadores e 2 turmas do ensino médio do curso de Informática. São apresentados neste artigo, o aplicativo desenvolvido “Tell Your Pain” e as inferências das respostas coletadas, realizadas a partir de uma análise qualitativa. Como conclusão, é possível afirmar que o aplicativo auxilia na construção de um panorama emocional dos discentes, podendo ser utilizado como uma ferramenta para subsidiar ações institucionais futuras destinadas a promoção de bem-estar

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

ALVES, F. O. marques .; KELVI DA SILVA, S.; BOTELHO DE MELO NASCIMENTO, Álvaro; SANDRO GOMES, A. . Monitoramento do Bem-estar e do Sofrimento de Estudantes do Ensino Médio por meio de Aplicativo Móvel: Well Being and Suffering Monitoring of High School Students through a Mobile Application. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.366. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/366. Acesso em: 22 dez. 2024.