Filosofia estoica e as emoções: curso de educação emocional, em tempos de pandemia

Stoic philosophy and emotions: emotional education course in pandemic times

Autores

  • Admilson Prates Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Jaciely Soares da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Leonardo Augusto Couto Finelli Universidade Estadual de Montes Claros
  • Jeferson Betarello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.462

Palavras-chave:

Atividades não Presenciais, Ensino Integrado, Instituto Federal, Pedagogia, Tecnologias Digitais

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, um curso de intervenção aplicado aos estudantes de Pedagogia, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, como atribuição das “Atividades não Presenciais” (ANPs). A proposta, originada da demanda estudantil, lidou com as dificuldades dos discentes para administrar suas emoções (ansiedade, raiva, medo, tristeza e frustração), quando as aulas aconteciam mediadas pelas tecnologias digitais. O curso de formação apresentou aos acadêmicos, a partir da Filosofia Estoica, estratégias para regular as emoções, considerando os limites e as possibilidades do ser humano diante das adversidades do cotidiano. A metodologia utilizada foi a aula expositiva dialogada, via plataforma digital, valendo-se da leitura de textos e de vídeos. Os resultados foram avaliados por questionário, respondido pelos participantes, que afirmaram ter obtido crescimento pessoal e que aprenderam estratégias para mediar as emoções, de modo a melhorar as relações humanas. Conclui-se que a iniciativa foi relevante para o reposicionamento dos acadêmicos frente aos desdobramentos provocados pela pandemia da Covid-19, como também instigou a discussão para outras situações de crise.

Biografia do Autor

Jaciely Soares da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutora em História

Jeferson Betarello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Ciências da Religião

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 4.ed. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

ARAÚJO, R.M. de L. & FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, 52(38):61-80, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: Concepção e diretrizes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec, 2010.

CIAVATTA, M. Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2010. p. 83-105.

EPICTETO. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. 4.ed. Rio de Janeiro, Sextante, 2000.

JULIEN, N. Dicionário Rideel de Mitologia. São Paulo, Rideel, 2005.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo, Atlas, 2010.

MARCO AURÉLIO. Meditações. São Paulo. Nova Cultural, 1973. Coleção Os Pensadores.

MARCO AURÉLIO. Meditações. Brasília, Kiron, 2011.

SEDLEY, D. A Escola, de Zenon a Ário Dídimo. In: INWOOD, B. (org.) Os Estoicos. São Paulo, Odysseus, 2006.

SÉNECA, L.A. Tranquilidade da alma. São Paulo, Nova Cultural, 1973. Coleção Os Pensadores.

SÉNECA, L.A. Cartas a Lucílio. 2.ed. Lisboa, Portugal, Calouste Gulbenkian, 2004.

SILVEIRA, D.T. & CÓRDOVA, F.P. A pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, UFRGS, 2009.

VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo, Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

PRATES, A.; SILVA, J.; FINELLI, L. .; BETARELLO, . J. . Filosofia estoica e as emoções: curso de educação emocional, em tempos de pandemia: Stoic philosophy and emotions: emotional education course in pandemic times. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 337–354, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.462. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/462. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos