Filosofia estoica e as emoções: curso de educação emocional, em tempos de pandemia
Stoic philosophy and emotions: emotional education course in pandemic times
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.462Palabras clave:
Atividades não Presenciais, Ensino Integrado, Instituto Federal, Pedagogia, Tecnologias DigitaisResumen
Apresenta-se, neste artigo, um curso de intervenção aplicado aos estudantes de Pedagogia, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, como atribuição das “Atividades não Presenciais” (ANPs). A proposta, originada da demanda estudantil, lidou com as dificuldades dos discentes para administrar suas emoções (ansiedade, raiva, medo, tristeza e frustração), quando as aulas aconteciam mediadas pelas tecnologias digitais. O curso de formação apresentou aos acadêmicos, a partir da Filosofia Estoica, estratégias para regular as emoções, considerando os limites e as possibilidades do ser humano diante das adversidades do cotidiano. A metodologia utilizada foi a aula expositiva dialogada, via plataforma digital, valendo-se da leitura de textos e de vídeos. Os resultados foram avaliados por questionário, respondido pelos participantes, que afirmaram ter obtido crescimento pessoal e que aprenderam estratégias para mediar as emoções, de modo a melhorar as relações humanas. Conclui-se que a iniciativa foi relevante para o reposicionamento dos acadêmicos frente aos desdobramentos provocados pela pandemia da Covid-19, como também instigou a discussão para outras situações de crise.
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