Estágio Supervisionado:

Desenvolvendo Competências Pedagógicas no Curso de Pedagogia

Autores/as

  • Amanda dos Santos Scarpitta
  • Rosilene Souza de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.742

Palabras clave:

Aprendizagem, Coordenação Pedagógica, Estágio, Educação infantil, Ensino Fundamental

Resumen

O Estágio Supervisionado é uma etapa importante para a formação profissional docente, sendo esse o momento de vivenciar experiências ao lado de um profissional já em atuação, podendo assim, observar como se materializa a prática pedagógica. Este texto tem como objetivo apresentar/socializar o conhecimento construído durante a realização do Estágio Supervisionado I, II e III, de modo a desvelar as contribuições para a reflexão acerca da prática pedagógica enquanto futuro professor pedagogo. Trata-se, portanto, de um texto descritivo, tipo relato de experiência, tendo como processo metodológico de pesquisa, a abordagem qualitativa, uma vez que as informações obtidas foram por meio da vivência/experiência e observação durante a realização dos Estágios, que ocorreram na etapa da Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Utilizamos do relato de experiência como narrativa para descrever o vivenciado pela pesquisadora em um Centro Municipal de Educação Infantil de Petrolina-PE (CMEI) e numa Escola, também da Rede Municipal do referido Município. Este texto está fundamentado num aporte documental da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDB nº 9.394/96) e em autores como Saviani (2007), Larossa (2002) e Libânio (2008). No decorrer do texto, argumentamos sobre a importância do estágio para uma formação docente inicial sólida como um complemento da parte teórica estudada na universidade, refletindo o quanto ele é importante para o crescimento do futuro professor pedagogo, ao passo que elencamos as aprendizagens decorrentes das vivências e das experiências durante o processo ora relatado. Desse modo, o estágio se torna um processo essencial na formação, pois nos leva para além dos limites da universidade, permitindo-nos aplicar, na escola, o que estudamos ao longo do curso na universidade.

 

Biografía del autor/a

Amanda dos Santos Scarpitta

Discente em Pedagogia UPE

Rosilene Souza de Oliveira

Professora da UPE e Mestra em Educação e Diversidade Uneb

Citas

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Publicado

2023-10-23

Número

Sección

Dossiê Pedagogia em Revista