Um estudo sobre a sexualidade em Foucault a partir da obra de 1976:
‘A Vontade de saber’
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v1i2.273Palabras clave:
Biopolítica, incitação ao discurso, poder-saberResumen
Esta produção textual tem o propósito de esclarecer a temática da sexualidade a partir das contribuições de Michel Foucault (1926-1984). Refere-se a uma pesquisa onde a sexualidade é tomada enquanto discurso científico, ou seja, o que se pretende abordar é o que historicamente se enuncia acerca da sexualidade humana, tornando-a assim, um poder. O propósito é analisar a história dos discursos sobre sexo a partir das relações de poder, teremos como base o pensamento de Michel Foucault tomando-o como principal para investigação sobre o tema sexualidade, em meio à construção discursiva. E para realização de tal debate, as reflexões serão a partir do primeiro volume da obra História da sexualidade; a vontade de saber (1976). É com esta obra que Foucault dá início a seus primeiros escritos sobre o conceito de sexualidade no ocidente, investigando o século XIX como a época marcada pelo fenômeno da intensa produção de teorias sobre a sexualidade, pondo em contraponto, a hipótese repressiva.
Citas
DAVIDSON, ARNOLD I. Arqueologia, Genealogia, Ética. In: Cultura y sociedade- Buenos Aires: Nueva Vision, 1988.
DÍAZ, Esther. A filosofia de Michel Foucault; tradução de Cesar Candiotto. 1. ed.- São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
DREYFUS, HUBERT L. e RABINOW, PAUL. Michel Foucault uma trajetória Filosófica; (para além do estruturalismo e da hermenêutica); Trad. de Vera Porto Carrero. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber; tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 14. ed. – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT. Ética, sexualidade, Política. In: Ditos e Escritos; v.5 – Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar.1997.
FOUCAULT. Resumo dos cursos do College de France: 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Universitária, 2004.
FOUCAULT. Microfísica do Poder; organização e tradução de Roberto Machado. 3. Ed. – Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.
FOUCAULT. Genealogia da ética, Subjetividade e Sexualidade. In: Ditos e Escritos; v. IX; organização, seleção de textos e revisão técnica Manoel Barros da Motta; tradução Abner Chiquieri- Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2014a.
FOUCAULT. Aulas sobre a Vontade de Saber: Curso no College de France (1970-1971). seguido de O saber de Édipo. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2014b.
FOUCAULT. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade. In: Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014c. p. 251-263.
GALLO, Silvio; Foucault e a destruição das evidências. Organizado por Márcio Mariguela. Piracicaba- São Paulo. Ed. Unicamp.
GUIMARÃES, Diego. A vontade de saber em Foucault: uma análise sobre a construção do discurso da sexualidade. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2012.
JUDITH, Revel. Foucault: Conceitos Essenciais. Trad. Maria Gregolin, Carlos Piovezanni e Milton Milanez – São Carlos: Ed. Claraluz, 2005.
MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, Simplesmente. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
RAJCHMAN, John. Eros e Verdade: Lacan, Foucault e a questão da ética. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro; Ed. Jorge Zahar, 1993.