Sócrates Alcibíades no Banquete de Platão:

Paideia e retórica

Autores

  • Adriana Rodrigues Rebouças

Palavras-chave:

Platão, Banquete, Alcebíades

Resumo

O presente artigo possui como objetivo uma análise exegético-filosófica sobre o discurso de Alcibíades, uma personagem emblemática, em um dos mais ricos diálogos platônicos, O Banquete. Dentre os motivos para uma investigação mais detalhada desse discurso arrebatador e dramático do Alcibíades platônico está o fato de que, embora se trate de uma obra com características anacrônicas onde Platão adota uma postura gradual e antecipatória do seu pensamento, comumente são feitas análises que não dão a devida atenção a essa questão. Essa desatenção se deve à centralidade dada ao discurso de Sócrates onde apenas esse é considerado como verdadeiramente filosófico. Partindo desse fato, a presente pesquisa faz uma investigação pormenorizada do elogio de Alcibíades a Sócrates a partir de perspectivas da retórica e da paideia, levando em consideração os princípios e aspectos paidéticos que o político ateniense defende em seu discurso.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia: tradução Alfredo Bosi. – 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BRAZIL, Vicente Thiago Freire. Imagem do feminino no Banquete de Platão: Sócrates e a Flautista. Revista kinesis, Marília, v. XIII, n. 35, p.384-396, 2021.

DALBOSCO, Claudio Almir. Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O

banquete, de Platão. Scielo Brasil, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/y44kjxCxtpmYx7rYZ6cj8ww/?lang=pt. Acesso em: 02/06/2022.

GOLDSCHMIDT, Victor. Os diálogos de Platão: estrutura e método dialético. São Paulo: Loyola, 2002.

GUTMAN, Guilherme. Amor celeste e amor terrestre: o encontro de Alcibíades e Sócrates em O banquete, de Platão. São Paulo, 2009.

JAEGER, W.W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

NUSSBAUM, Martha. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

PLATÃO. O banquete. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 2001.

________. PLATÃO. A república. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 2011.

_____¬___. Simposio. Giovanni Reale (a cura) Editorial: Fondazione Lorenzo Valla - Arnoldo Mondadori Editore, Milano, 2001.

SOUSA, Luana Neres de. A PEDERASTIA EM ATENAS NO PERÍODO CLÁSSICO: RELENDO AS OBRAS DE PLATÃO E ARISTÓFANES. 2008. 113f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Goiás, Goiás,2008.

VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica: volume I. São Paulo: Loyola, 2001, 6ª edição.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)