O mito da caverna e a concepção educativa no Livro VII da República de Platão

Autores

  • José Luís de Barros Guimarães
  • Suely Ribeiro de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v1i2.281

Palavras-chave:

Educação, A república, Mito da Caverna, Gnosiologia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o mito da caverna de Platão, que se encontra no livro VII de A República sob uma matriz gnosiológico-educativa. Nesse sentido, a teoria do conhecimento platônico está intimamente ligada à sua doutrina ontológica, por isso faz-se necessário o neologismo onto-gnosiologia. Desta forma faremos uma breve explanação sobre o itinerário de Platão, as obras e a herança socrática. Buscaremos analisar também o mito em si e seu prisma educacional.  E, por fim, adentraremos à questão educacional exposta no mito da caverna. A posição do filósofo será abordada, pois é substrato da sua própria concepção de educação (Paideia). Mostrou-se no trabalho ora apresentado o processo educacional implícito no mito da caverna, bem como alguns pontos norteadores da pedagogia platônica que são relevantes para pensarmos a pertinência da sua concepção educativa.

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Publicado

2021-09-02

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)