Clarice Lispector:
uma história vivida em palavras
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v1i1.259Palavras-chave:
Clarice Lispector, Literatura, Formação humana, AutoformaçãoResumo
Este artigo lança um olhar acerca da subjetividade/particularidade do mundo clariceano dispostas em literaturas que assentam o ser humano como objeto central. Objetiva evidenciar as contribuições da literatura clariceana para a constituição do processo autoformativo. As obras clariceanas representam um nó relacional entre o homem e suas incompletudes e refinam as possibilidades de constituição de um sujeito protagonista de si.
Referências
BORELLI, Olga. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
FONSECA, Ailton Siqueira de Sousa. A odisseia de si: reconstrução do homem em Clarice Lispector. 228f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2007.
FONSECA, Aílton Siqueira de Sousa. A literatura e o ensino da condição humana. In: Cadernos de educação: reflexões e debates/contribuições analíticas de docentes da Metodista e da UERN. São Paulo: Universidade Metodista, nº 17, pp. 103-113, dez. 2009.
GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma Vida que se Conta. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
KLÔH. Suzana de Sá. Clarice Lispector ao narrar-se. 137f. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas – Literatura Brasileira). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
LISPECTOR, Clarice. A vida íntima de Laura. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LISPECTOR. O mistério do coelho pensante. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.
OLIVEIRA, Marcos Santos de. O resgate do social na obra de Clarice Lispector. 179f. Tese (Doutorado no curso de Letras). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2007.
ROCHA. Evelyn. (Org.). Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011. (Coleção Encontros).
SÁ. Olga de. A escritura de Clarice Lispector. Petropólis: Vozes. Lorena: Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, 1979.
SÁ. Olga de. Somos seres úmidos e salgados: Clarice Lispector. Ângulo, Lorena, v. 111, p. 126-133, out./dez., 2007.
SOUZA, Míria Helen Ferreira de. Literatura e formação humana: nas entrelinhas das obras infantis de Clarice Lispector. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró. 2014.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
TIESENHAUSEN. Sandra Vivacqua Von. A polifonia das vozes infantis em Clarice Lispector. Ângulo, Lorena, v. 111, p. 120-125, out./dez., 2007.
TODOROV, Tzevtan. A vida em comum: ensaio de antropologia. São Paulo: Papirus, 1996.