O ensino médio integral integrado e o estudo do patrimônio cultural: Análise do Projeto “Conhecendo o patrimônio da Cidade”.
Integrated full-time secondary education and the study of cultural heritage: Analysis of the Project “Knowing the heritage of the City of Piranga-MG”.
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.444Palavras-chave:
Patrimônio Cultural; alunos; ensino médio; educação patrimonial; Piranga.Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as ações desenvolvidas no projeto: Educação Patrimonial: Conhecendo o patrimônio da Cidade, desenvolvido em cinco turmas do primeiro ano do ensino médio integral integrado na Escola Estadual Coronel José Ildefonso, localizado na cidade de Piranga Minas Gerais, em 2018. O projeto fez parte das atividades propostas pela disciplina Pesquisa e Intervenção, implementada pelo novo ensino médio integral. O projeto teve como objetivo identificar, com os alunos, o patrimônio cultural existente na cidade, analisando o seu valor histórico, cultural e artístico. Com o intuito de constatar quais são os bens patrimoniais e qual a sua relação com a identidade local, visando conscientizar acerca da importância de estudá-los e preservá-los como exercício de cidadania e protagonismo dos estudantes. Este estudo problematizou os desafios existentes e a importância da educação patrimonial para o ensino básico, pautando no estudo conceitual das definições de patrimônio, memória, identidade e pertencimento, para isso foram estudados os vários tipos de patrimônio cultural, os processos de formação da cidade, os meios de proteção e as relações sociais que ele envolve.
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