O Jogo Lúdico Baralho Químico e Modelos Moleculares para o Ensino de Funções Orgânicas
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i1.75Mots-clés :
química, modelos moleculares, jogos lúdicosRésumé
Este projeto foi desenvolvido a partir da busca por estratégias diferenciadas que permitam ao aluno a construção do conhecimento de forma lúdica. Os objetivos deste trabalho consistiram na aplicação do Jogo Lúdico Baralho Químico e na construção de modelos moleculares para o ensino de funções orgânicas. Neste contexto, o despertamento do interesse pela ciência e o fortalecimento da interação entre discentes e docentes também são almejados. A pesquisa aqui descrita caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de natureza quali-quantitativa. A intervenção didática foi realizada na Escola Estadual Jesuíno Antônio D’Ávila, Petrolina–PE. As seguintes etapas foram realizadas: (1) Levantamento dos conhecimentos prévios; (2) Discussão do tema funções orgânicas e construção dos Modelos Moleculares; (3) Elaboração do Jogo Lúdico Baralho Químico; (4) Aplicação do Jogo Lúdico Baralho Químico e (5) Avaliação da aprendizagem. Os modelos moleculares e o jogo lúdico foram de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que percentagens de acertos entre 55 e 93% foram obtidas. Constatou-se também 100% de aceitação da metodologia utilizada. Um grande aproveitamento das atividades propostas foi então observado, o que vem reforçar a importância da busca e utilização de novas metodologias no ensino de química que venham a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Além disto, foi possível uma forte interação entre os alunos, fundamentais para a construção do conhecimento.
Références
BENEDETTI, E. e BENEDETTI, L. P. S. Um Jogo Didático para Revisão de Conceitos Químicos e Normas de Segurança em Laboratórios de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n. 1, p. 37-44, FEVEREIRO,2020.
CARVALHO, C. M., CABRAL, J. R. R., CORREA FILHO, J. A. e CASTRO, A. M.B. O lúdico no ensino de física: a brincadeira e a simulação computacional como recursos no ensino-aprendizagem. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física–SNEF 2013, São Paulo: UFSJ. v.1, p. 1 –7, 2013.
CRESPO, L. C. e GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de química: uma revisão da revista Química Nova na Escola e das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/ Centro de Ciência e Tecnologia - Laboratório de Ciências Químicas, 2011.
CUNHA, M. B. Jogos didáticos de Química. Santa Maria: Grafos, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEITE, L. M. Digerindo a química biologicamente: a ressignificação de conteúdos a partir de um jogo. Química Nova na Escola, v. 38, n. 1, p. 12-19, 2016.
MACHADO, P. S., RIBEIRO, J. H. C., SILVA, T. P.; TABER M. e PASIN, E. B. Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. Cadernos da Educação Básica, v.1, p. 55-66, 2016.
MATIAS, F. S., NASCIMENTO, F. T. e SALES, L. L. M. Jogos lúdicos como ferramenta no ensino de química: teoria versus prática. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 452-464, set. de 2017.
PINHEIRO, N. A.M., SILVEIRA, R. M. C. F. e BAZZO, W. A. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, 49(1), 1-14, 2009.
OLIVERIA, A. L., OLIVEIRA, J.C.P., NASSER, M.J.S. e CAVALCANTE, M.P. O Jogo Educativo como Recurso Interdisciplinar no Ensino de Química. Química Nova Na Escola, v. 40, n. 2, p. 89-96, 2018.
OLIVEIRA, R. J. O ensino das ciências e a ética na escola: interfaces possíveis. Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 227-232, 2010.
PORTO, M. G. C. Jogo, TIC e ensino de química: uma proposta pedagógica. Recife: UFRPE, 2015. 249 f. Tese -Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.
SANTANA, E. M. e BRITO, D. R. Atividades lúdicas como elementos mediadores da aprendizagem no ensino de ciências da natureza. Enseñanza de las Ciencias. Número extra. VIII Congresso Internacional sobre Investigación en La Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp. 1007-1011, 2009.
SARDELLA, O. Química: ensino médio. São Paulo: Ática, v.1,2005.
SILVA, A. C. R., SILVA, P. L. L. e CLEOPHAS, M. G. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didático. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 28, p. 132-150, Jul-Dez 2017.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Uma Discussão Teórica Necessária para Novos Avanços. Revista Debate em Ensino de Química,v.2, n.2. p. 5 -13, 2016.
ZANON, D. A. V.; GEUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, V. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.