Integração de Sistemas Agroflorestais, Agroecologia e Educação Ambiental para Sustentabilidade na Bahia: Revisão Sistemática
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.695Mots-clés :
Agricultura familiar, Cabruca, Conservação Ambiental, InterdisciplinaridadeRésumé
Este estudo teve como objetivo investigar a integração entre sistemas agroflorestais (SAFs), agroecologia e sustentabilidade ambiental na Bahia, com ênfase em ações de educação ambiental,utilizando a metodologia de revisão sistemática da literatura nas plataformas indexadoras Scielo, PubMed, Springer e ScienceDirect, além do GoogleScholar. Foram delimitadas três questões de pesquisa relacionadas a sistemas agroflorestais, sustentabilidade, agroecologia e educação ambiental na Bahia. Foram selecionados 47 artigos, abordando SAFs e ou educação ambiental associado a sistemas sustentáveis de produção em diferentes regiões da Bahia, com destaque para a região Sul da Bahia tendo o cacaueiro como fonte principal de produção. O sistema agroflorestal Cabruca foi o mais observado. A educação ambiental desempenhou um papel crucial na adoção de práticas sustentáveis, com artigos relatando experiências, extensão educacional e reflexões pedagógicas. Identificou-se a necessidade de aprimorar os sistemas de busca nas plataformas indexadoras, ressaltando a importância da diversidade de abordagens e interesses na pesquisa sobre agroecologia e sistemas agroflorestais na Bahia. A agricultura familiar e os pequenos produtores também foram reconhecidos como relevantes para a conservação ambiental. A abordagem de educação ambiental tem sido fundamental para conscientizar agricultores e comunidades locais sobre a importância das práticas sustentáveis e disseminar conhecimentos relacionados à agroecologia e sustentabilidade. Os artigos contribuem para o avanço do conhecimento científico e fundamentam práticas agrícolas sustentáveis, impulsionando a transição para sistemas agrícolas mais sustentáveis na Bahia. Esse estudo destaca a importância da interdisciplinaridade e da conscientização para promover uma agricultura mais sustentável e alinhada com a preservação ambiental na região da Bahia.
Références
ALEIXO, S.; GAMA-RODRIGUES, A. C.; GAMA-RODRIGUES, E. F.; SCHRIPSEMA, J. Soil organic phosphorus of cacao agroforests in the Atlantic coast of Brazil. Geoderma Regional, e00220. doi:10.1016/j.geodrs.2019.e00220, 2019.
ARAUJO, Q. R.; LOUREIRO, G. A. H. A.; SANTANA, S. O.; BALIGAR, V. C. Soil Classification and Carbon Storage in Cacao Agroforestry Farming Systems of Bahia, Brazil. Journal of Sustainable Forestry, v. 32, n. 6, p. 625–647, 2013. doi:10.1080/10549811.2013.799037.
BURNEY, J.; CESANO, D.; RUSSELL, J.; LA ROVERE, E. L.; CORRAL, T.; COELHO, N. S.; SANTOS, L. Climate change adaptation strategies for smallholder farmers in the Brazilian Sertão. Climatic Change, v. 126, p. 45–59, 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 jul. 2023.
BRASIL, T. do S. S.; ANDRADE, M. H. S.; JUNIOR, M. V. C.; SIQUEIRA, J. F. M.; CLAUDINO, G. S. Os sistemas agroflorestais: sustentabilidade, educação e saber ambiental.GEOFRONTER, v. 9, n. 1, 2023.
CARNEIRO, A. O.; BISPO, H. C. A.; OLIVEIRA, J. D. de; SANTOS, R. M. dos; SANTOS, M. A. F. dos. Educação ambiental e agroecologia: ferramentas de aprendizagem sobre o manejo do solo no Semiárido. Cadernos Macambira, v. 5, n., p. 28–29. 2020.
COOK, R. L.; BINKLEY, D.; STAPE, J. L. Eucalyptus plantation effects on soil carbon after 20 years and three rotations in Brazil. Forest Ecology and Management, v. 359, p. 92–98, 2016.
DAWSON, I. K.; LEAKEY, R.; CLEMENT, C. R.; WEBER, J. C.; CORNELIUS, J. P.; ROSHETKO, J. M.; JAMNADASS, R. The management of tree genetic resources and the livelihoods of rural communities in the tropics: Non-timber forest products, smallholder agroforestry practices and tree commodity crops. Forest Ecology and Management, v. 333, p. 9–21, 2014. doi:10.1016/j.foreco.2014.01.021
KOUTSOS, T. M.; MENEXES, G. C.; DORDAS, C. A. An efficient framework for conducting systematic literature reviews in agricultural sciences. Science of The Total Environment, v. 682, p. 106-117, 2019.
EWERT, M.; VENTURIERI, G. A.; STEENBOCK, W.; SEOANE, C. E. S. Sistemas agroflorestais multiestrata e a legislação ambiental brasileira: desafios e soluções. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 36, 2026.
FRAZÃO, L. A.; PAUSTIAN, K.; CERRI, C. E. P.; CERRI, C. C. Soil carbon stocks under oil palm plantations in Bahia State, Brazil. Biomass and Bioenergy, v. 62, p. 1–7, 2014. doi:10.1016/j.biombioe.2014.01.031
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 20 jun. 2023.
GARCIA, L. T.; PAULUS, L. A. R.; FERNANDES, S. S. L.; ARCO-VERDE, M. F.; PADOVAN, M. P.; PEREIRA, Z. V. Financial viability of biodiverse agroforestry systems in the Brazilian Midwest. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e47210413682, 2021.
HEMING, N. M.; SCHROTH, G.; TALORA, D. T.; FARIA, D. Cabruca agroforestry systems reduce vulnerability of cacao plantations to climate change in southern Bahia. Agronomy for Sustainable Development, v. 42, n. 3, 2022, pp. 48. ff10.1007/s13593-022-00780-wff.
JAIN, C. K.; UMRANI, R. Introduction to Agroforestry. In: JAIN, C. K.; UMRANI, R. Agroforestry Systems and Practices.Ed. 2010. Oxford Book Company. ISBN: 978-93-80179-17-9, 2010.
LEMOS, L. M.; ESPINDOLA, J. A. A.; CAMPELLO, E. F. C. Avaliação de sistemas agroflorestais em pequenas propriedades no Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia. Ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148253. Acesso em: 19 de jun. 2023.
LYRA, D. H.; SAMPAIO, L. S.; PEREIRA, D. A.; AMARAL, C. L. F. Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil. Rev. Ceres, Viçosa, v. 58, n.1, p. 69-76, 2012.
MOLINARI, M. D. C.; CARRASCO, L. M. C. M.; FUGANTI-PAGLIARINI, R.; OLIVEIRA, C. C. de. Systematic review: Interdisciplinary practices in Agricultural Sciences. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e8911326308, 2022.
MONROE, P. H. M.; GAMA-RODRIGUES, E. F.; GAMA-RODRIGUES, A. C.; MARQUES, J. R. B. Soil carbon stocks and origin under different cacao agroforestry systems in Southern Bahia, Brazil. Agriculture, Ecosystems & Environment, v. 221, p. 99–108, 2016.
MUNN, Z.; STERN, C.; AROMATARIS, E.; AROMATARIS, E.; LOCKWOOD, C.; JORDAN, Z. What kind of systematic review should I conduct? A proposed typology and guidance for systematic reviewers in the medical and health sciences. BMC Med Res Methodol, v. 18, n. 5, 2018. https://doi.org/10.1186/s12874-017-0468-4.
NEPOMOCENO, T. A. R.; CARNIATTO, I. Correlations between climate resilience in family farming and sustainable rural development. Ambio, v. 52, p. 1233–1247, 2023. https://doi.org/10.1007/s13280-023-01848-x.
OLIVEIRA, A. N. de; DOMINGOS, F. de O.; COLASANTE, T. Reflexões sobre as práticas de Educação Ambiental em espaços de educação formal, não-formal e informal. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 15, n. 7, p. 9–19, 2020.
OLIVEIRA, B. S.; SOUZA, W. L.; OLIVEIRA, H. R. M. de; ALVES, A. M.; NOVA, M. L. V. Percepção de agricultores familiares sobre sistemas agroflorestais implantados em unidades produtivas familiares no território litoral Sul - Bahia. Cadernos Macambira, v. 6, n. 2, p. 30, 2021.
OLLINAHO, O. I.; KROGER, M. Agroforestry transitions: The good, the bad and the ugly.Journal of Rural Studies, v. 82, p. 210–221, 2021.
PADOVAN, M. P.; CARDOSO, I. M. Panorama da situação dos sistemas agroflorestais no Brasil. In: Congresso Brasileiro De Sistemas Agroflorestais, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
PIASENTIN, F. B.; SAITO, C. H. Os diferentes métodos de cultivo de cacau no Sudeste da Bahia, Brasil: aspectos históricos e percepções. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências naturais, Belém, v. 9, n. 1, p. 61-78, 2014.
PIEDRA-BONILLA, E. B.; CUNHA, D. A.; BRAGA, M. J. Climate variability and crop diversification in Brazil: An ordered probit analysis. Journal of Cleaner Production 120252. 2020. doi:10.1016/j.jclepro.2020.120252.
PIOTTO, D.; FLESHER, K.; NUNES, A. C. P.; ROLIM, S.; ASHTON, M.; MONTAGNINI, F. Restoration plantings of non-pioneer tree species in open fields, young secondary forests, and rubber plantations in Bahia, Brazil. Forest Ecology and Management, v. 474, p. 118389, 2020.
PORTUGAL, É. de J.; MONTEIRO, M. M. S. C.; PAIVA, K. de O. Construindo conhecimento com agrofloresta: implantação de SAF como ferramenta metodológica educacional em uma escola. V Seminário nacional e VII seminário internacional políticas púbicas, gestão e práxis educacionais, Vitória da conquista – BA, 2021.
RAPPAPORT, D.; MONTAGNINI, F. Tree species growth under a rubber (Hevea brasiliensis) plantation: native restoration via enrichment planting in southern Bahia, Brazil. New Forests, v. 45, p. 715–732, 2014.
RIBASKI, J.; MENEZES, E. A. Agroforestry systems in the Brazilian semi-arid region. In: International conference on desert development sustainable development for our common future, 4° International Desert Development Commission - CPCA, 1994.
RIBEIRO, J. C. P. Aspectos determinantes para adoção de sistemas agroflorestais no Brasil: revisão sistemática e metanálise. Dissertação de Mestrado em Agroecologia - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2022.
ROBLES-PINEROS, J.; LUDWIG, D.; BAPTISTA, G. C. S.; ANDRADE, A. M. Intercultural science education as a trading zone between traditional and academic knowledge. Studies in History and Philosophy of Science Part C: Studies in History and Philosophy of Biological and Biomedical Sciences, e101337, 2020. doi:10.1016/j.shpsc.2020.101337.
ROSSINI, C. M.; VICENCI FERNANDES, S. B.; UHDE, L. T.; CENCI, D. R.; JUNG, M. S.; OLIVEIRA, F. G. Práticas de agroecologia: semeando sustentabilidade, saúde e bem viver. In: Congresso Internacional em Saúde, 2021.
SÁ TELES, S. B. Estratégias para a implantação de sistemas agroflorestais sucessionais biodiversos no semiárido baiano: A experiência da EFA Mãe Jovina. Cadernos Macambira, v. 2, n. 2, 2017.
SANTOS, V. O.; RIBEIRO, D. S.; SILVA, F. O. C. e., & MARCHETTI, F. F. A formação docente em Educação e Agroecologia: relato das ações da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto no Extremo Sul da Bahia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 26, e7, 2023. doi:10.5902/2236499473374.
SCHRÖTH, G.; JEUSSET, A.; GOMES, A. S.; FLORENCE, C. T.; COELHO, N. A. P.; FARIA, D.; LÄDERACH, P. Climate friendliness of cocoa agroforests is compatible with productivity increase. Mitig Adapt Strateg Glob Change, v. 21, p. 67–8, 2016. DOI 10.1007/s11027-014-9570-7.
SOMARRIBA, E.; PEGUERO, F.; CERDA, R.; OROZCO-AGUILAR, L.; LÓPEZ-SAMPSON, A.; LEANDRO-MUÑOZ, M. E.; JAGORET, P.; SINCLAIR, F. L. Rehabilitation and renovation of cocoa (Theobroma cacao L.) agroforestry systems. A review. Agronomy for Sustainable Development, v. 41, p. 64, 2021.
WEGNER, R.; TURCO, P. H. N.; BLISKA, F. M. M. Organic Agriculture: Socioeconomic Sustainability of Brazilian Coffee. Journal of Agricultural Science and Technology, v. 3, p. 20-32, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Semiárido De Visu 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .