Mapas conceituais como metodologia ativa de ensino
Uma estratégia de inovação pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i3.526Mots-clés :
Mapeamento conceitual, Estratégia de ensino, Aprendizagem significativaRésumé
Este artigo tem por objetivo realizar um estudo qualitativo sobre as características teóricas encontradas na literatura referentes a técnica de mapeamento conceitual e as metodologias ativas de ensino, para assim compreender como os mapas conceituais podem ser utilizados como uma estratégia de inovação pedagógica. A base teórica encontra-se fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e no construcionismo de Seymour Papert. Torna-se possível afirmar que a utilização dos mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem corrobora com a teoria da aprendizagem significativa, assim como proporciona uma melhor aprendizagem dos conteúdos escolares.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Semiárido De Visu 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .