A influência das idéias de Paulo Freire no novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica

Autores/as

  • Caroline da Silva Torres IFSertãoPE
  • Plínia de Carvalho Bezerra IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Vitor Prates Lorenzo IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.89

Palabras clave:

Institutos Federais, Autonomia, Transformação Social

Resumen

Este artigo se propõe a analisar a influência das ideias de Paulo Freire e das tendências pedagógicas de que faz parte, no novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) implantado no Brasil, a partir da criação dos Institutos Federais de Educação. Para a realização deste estudo qualitativo, optou-se pela pesquisa bibliográfica mediante levantamento das obras de Paulo Freire e da análise de documentos referentes à lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008 que cria os Institutos Federais e outro elaborado pelo MEC, em 2010, que define os princípios norteadores desse novo modelo educacional. A pesquisa revelou que as ideias de Freire convergem com os objetivos da EPT na atualidade. Elas podem ser observadas nos referidos documentos, através de concepções e diretrizes voltadas para a democratização do ensino, para o desenvolvimento de uma educação comprometida com a formação humana e cidadã que busca a inclusão social, objetivando a construção de um sujeito autônomo, capaz de transformar a realidade social.

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

TORRES, C. da S. .; BEZERRA, P. de C. .; OLIVEIRA , C. A. de .; LORENZO , V. P. . A influência das idéias de Paulo Freire no novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 134–150, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.89. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/89. Acesso em: 24 nov. 2024.