Revisão Sistemática da Literatura sobre Tecnologias digitais de informação e comunicação de tradução do par linguístico Português Libras

Autores/as

  • Aline Cássia Silva Araújo Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Francisco IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.305

Palabras clave:

Tecnologia assistiva; software tradutor português-Libras; tradutor intérprete de Libras.

Resumen

O tradutor intérprete de Libras tem um papel fundamental para garantir acessibilidade linguística aos surdos no ambiente escolar. Nesse sentido, objetivamos através dessa Revisão Sistemática da Literatura (RSL) identificar e classificar os softwares de tradução português-Libras que poderão auxiliar os surdos na aprendizagem de conteúdo que são ministrados em sala de aula. A análise foi realizada apenas em artigos e trabalhos completos publicados em anais de eventos disponíveis na plataforma de busca google acadêmico. Os resultados encontrados nesta pesquisa se deram a partir das perguntas da pesquisa e suas motivações. Concluindo assim, que os softwares são mais utilizados com foco no ensino do que de comunicação.  

Citas

Referências

ALVES, Tatiane Lemos. Biblioteca acessível: eliminando barreiras. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1883-1898, dez. 2017. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/915>. Acesso em: 24 set. 2021.

AMARANTE, E.; AZEVEDO, A.; MIGUEL, J. Exibição cinematográfica acessível: alternativas e limitações nas políticas públicas e na oferta de conteúdos. Comunicação & amp; Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23.66241. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/66241. Acesso em: 24 set. 2021.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm ; acesso em: 24 Set. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Acesso em: 27/09/2021.

CAETANO, Michele S. da M.; PASSOS, Marize L. S.; SONDERMANN, Danielli V. C.; NOBRE, Isaura M. N. O uso de Recursos Digitais no Processo de Inclusão de Alunos com Deficiência: Reflexões sobre os Trabalhos Produzidos pelos Alunos de uma Pós-graduação em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. Conference: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), Natal, 2018.

DA LUZ, Antuerbey A. A. F. Utilização de Softwares para Registro da Língua Brasileira de Sinais por Usuários do Campo Educacional na Cidade de Cuiabá - MT no ano de 2018. Brazilian Journals of Development. ISSN: 2525-8761. Vol 7, No 1 (2021). Acesso em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/23758/0

DE OLIVEIRA. Gabriel C.; GOMES, Maria Eurizene de S.; FREIRE, Emmanuel S. S. O Uso da Tecnologia na Inclusão de Pessoas Surdas no Processo de Ensino e Aprendizagem: Um Mapeamento Sistemático Focado nas Iniciativas Brasileiras. Sánchez, J. (2018) Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 14, p. 70 - 79. Santiago de Chile. Acesso em http://www.tise.cl/Volumen14/TISE2018/70.pdf

MARQUES DE MELO, José. Comunicação Social: teoria e pesquisa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1975. 300 p.

MAYR, Ernst. O impacto de Darwin no pensamento moderno. Scientific American. São Paulo: Duetto, 2006. Edição Especial no. 17. p. 93-98.

MEDEIROS, Magnólia Maria; QUEIROZ, Maria Jane. TICS NA EDUCAÇÃO: O USO DE SOFTWARE LIVRE NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 14, p. e6875, jun. 2018. ISSN 2447-1801. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6875>. Acesso em: 24 set. 2021. doi: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6875.

MIGLIOLI, Sarah.; SANTOS, Gilmara A. dos. Acessibilidade e serviços inclusivos para minorias sociais: A biblioteca do instituto nacional de educação de surdos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, ISSN 1414-0594, Vol. 22, Nº. 1, 2017, págs. 136-149.

OSSADA, Sandra Aparecida R.; RODRIGUES, Silvia Cristina M. A Tecnologia da informação em Colaboração na comunicação dos Deficientes Auditivos. FaSCi-Tech (ISSN 2176-9427) v. 1, n. 10 (2016)

ROCHA, Scheilla; MARTINS, José; SILVA, José; FARIAS, Mário. L2: Aplicativo para Aprendizagem de Língua Portuguesa para Alunos Surdos. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 474-483.

SANTOS, Emmerson et al. Mapeamento sistemático acerca das práticas docentes com o uso de Recursos Educacionais Abertos. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 263, out. 2017. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7555>. Acesso em: 27 set. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.263.

SANTOS, P. K. dos; DANTAS, N. M. R. Tecnologias assistivas e a inclusão do estudante surdo na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 494–514, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i3.7793. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650620. Acesso em: 24 set. 2021.

SANTOS, Sylvana Karla S. L.; MENDES, Núbia Flávia O.; SILVA, Queila Pahim da. Propostas para o Atendimento às Pessoas Surdas em Serviços de Governo Eletrônico. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 9. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 1-12. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2021.15971.

SIGRIST, V. C.; SIQUEIRA, A. H. DE L.; CUNHA, D. P. Estudo para implementação de software de tradução automática para libras. Revista Processando o Saber, v. 13, p. 154-169, 9 jun. 2021.

Publicado

2021-12-09

Cómo citar

ARAÚJO, A. C. S.; FRANCISCO KELSEN DE. Revisão Sistemática da Literatura sobre Tecnologias digitais de informação e comunicação de tradução do par linguístico Português Libras . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 286–299, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.305. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/305. Acesso em: 21 nov. 2024.