A Máquina de Heron: Desenvolvimento de um procedimento experimental para o ensino da Termodinâmica a fim de entender as máquinas térmicas.

Autores/as

  • Wellington Gonçalves De Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro
  • Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio IF Sertão PE - Campus Salgueiro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i2.214

Palabras clave:

Ensino de física, Termodinâmica, Máquina de Heron, Experimento

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de um experimento simples e de baixo custo que contribua com o ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados a Termologia, abordando principalmente o conceito das máquinas térmicas. A metodologia proposta pode fornecer à construção de conhecimentos a partir das ideias e interações prévias dos estudantes com a observação do experimento. Com isso, espera-se que o planejamento e execução de atividades práticas no ensino possa vir com o intuito de formar alunos como sujeitos críticos e interativos mediante aos assuntos científicos, além de tornar as aulas em sala mais dinâmicas e atrativas. Este experimento foi desenvolvido a fim de criar um dispositivo baseado no modelo de Heron de Alexandria, para demostrar que as máquinas térmicas transformam a energia térmica em trabalho mecânico, no contexto da primeira lei da termodinâmica.

Citas

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

BENFÍCA, Kátia Ferreira Guimarães; PRATES, Kimelly Hanna Guimarães. As contribuições do uso de experimentos no ensino–aprendizado da física. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 33686-33703, 2020.

CONHECIMENTOCIENTIFICO. Heron de Alexandria, quem foi? História, principais invenções e legado. Disponível em: https://conhecimentocientifico.r7.com/author/gabinoronha/, Acesso em 02/03/2021.

DA SILVA, JOÃO BATISTA; SALES, GILVANDENYS LEITE. Atividade experimental de baixo custo: o contributo do ludião e suas implicações para o ensino de Física. Revista do Professor de Física• Brasília, v. 2, n. 2, 2018.

GRASSELLI, Erasmo Carlos. Uma abordagem das máquinas térmicas no ensino da termodinâmica sob a ótica da aprendizagem significativa. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4446, Acesso em 20/02/2021.

HELERBROCK, Rafael. "Primeira Lei da Termodinâmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/primeira-lei-da-termodinamica.htm. Acesso em 28 de junho de 2021.

MORO, Fernanda Teresa. Atividades experimentais e simulações computacionais: integração para a construção de conceitos de transferência de energia térmica no ensino médio. 2016. Dissertação de Mestrado.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica 1: mecânica / H. Moysés Nussenzveig. – 5. ed. - São Paulo: Blucher, 2013.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica 2: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor- 4ª edição rev. – São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2002.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: Acesso em: 20/02/2021. ISBN 978-85-8015-080-3.

PORTAL DO PROFESSOR. Primeira Lei da Termodinâmica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14397, Acesso em 02/03/2021.

SANTOS, Marco Aurélio da Silva, Mundo Educação, Maquinas Térmicas, 2016. Disponível https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/maquinas-termicas.htm > acessado em 28/03/2021

SOLANGE, S. C.; RINALDI, C (2018). A atividade experimental no ensino de ciências naturais: contribuições e contrapontos. Experiências em Ensino de Ciências v.13, n.1, p. 306-320.

THOMAZ, M. F. (2000). ''A experimentação e a formação de professores: uma reflexão''. Cad. Cat. Ens. Fís., 17 (3): 360-369.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

WELLINGTON GONÇALVES DE ANDRADE; THIAGO ALVES DE SÁ MUNIZ SAMPAIO. A Máquina de Heron: Desenvolvimento de um procedimento experimental para o ensino da Termodinâmica a fim de entender as máquinas térmicas. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 121–130, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i2.214. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/214. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra - Artigos