Ensino de física no sertão: Literatura de cordel como ferramenta didática

Autores/as

  • Marcelo Souza da Silva IFSertãoPE
  • Daiane Maria dos Santos Ribeiro IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v2i1.196

Palabras clave:

Ensino de física, Literatura popular, Cultura

Resumen

Neste trabalho, desenvolvemos uma proposta de articulação entre a literatura de cordel e o ensino de física a partir dos vários conteúdos acerca de lendas, mitos e utilidade pública. A Proposta que defendemos é a utilização da literatura popular como material didático foi debatida no contexto de uma mostra de ciências que considerou os saberes populares sertanejos, surgiu a perspectiva de instrumentalizar o ensino de física de maneira contextualizada com a realidade cultural do sertão. Panfletos de literatura de cordel são folhetos impressos, com ilustrações xilográficas, e provenientes do nordeste brasileiro. Os folhetos pesquisados abordam questões relativas à ciência e à sua natureza, tecnologia, sociedade e sabedoria popular. Assim, discutimos a importância da formação adequada do professor de ciências como requisito para possibilitar uma transposição didática coerente e eficiente. Além disso, construímos uma proposta que leva em consideração a cultura popular do nordeste brasileiro, no Ensino de Física.

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.138 p.

ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria? Em minha sala de aula. Fascículo 12, 2o Edição, Petrópolis: Vozes, 2002.

REZENDE, F; OSTERMANN, F. e FERRAZ, G. (2009). Ensino-aprendizagem de física no nível médio: o estado da arte da produção acadêmica no século XXI, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 1402-1 a 1402- 8.

GATTI, Bernardete. Alternativas para formação de professores: virando a própria mesa. In: SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Experiência no Brasil e na França. Brasília: UNB, 1992. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997.

MORAES, Roque. Construtivismo e ensino de ciências: Reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: Edipucrs.

MAIRTON, Marcos: O tempo, Contos, Crônicas e cordéis, Jornal da Besta Fubana. Disponível em:<http://www.luizberto.com>. Acesso em 30 Nov. 2011.

AZEVEDO, L. M. dos S. BARBOSA-LIMA, M. C. e QUEIROZ, G. (2007) A Interdisciplinaridade Entre Física e Arte: O Barroco e o Modernismo Em Uma Aula de Ciências - RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Luiz – MA.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC, 1999.

OLIVEIRA DE JESUS, J. C.; ALVES, Álvaro Santos; SANTANA, Almiro Ferreira; BURNHAM, Teresinha Fróes. Ciência e Cultura Popular: uma oficina de Física e Capoeira. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro - RJ. XVI SNEF - O Ensino no Ano Mundial da Física. Rio de Janeiro - RJ : ZIT Editora, 2005. p. 149-149.

ZANETIC, João. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, Campinas: v.17, n.1, 39-57, jan./ abr. 2006.

REIS, José Claudio; et. al., Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações, Cienc. Cult. vol. 57 no.3 São Paulo July/Sept. 2005.

SANTOS, José Antônio; Aquecimento global o apocalipse; Aracaju - SE. 2007.

ZENILTON; A picadura do mosquito da dengue e os feitos da prefeitura; 1a edição Aracaju - SE, 2008.

NASCIMENTO, Pedro Amaro de: A sombra, literatura de cordel, Edição independente, Aracaju – SE, 2008.

LIMA, J; SOUSA, J; FEITOSA, S; Pitelim e as Leis de Newton, Edição independente, Campina Grande-PB, 2007.

VIEIRA, Antônio; A peleja da ciência com a cultura popular, livreto de cordel 2a edição 2005.

NASCIMENTO, José Maria do: A botânica em cordel, literatura de cordel, Editora Tupiniquim, Fortaleza-Ce, 2006.

SILVA, Jurivaldo Alves. Cordel do meio ambiente, Edição independente, Feira de Santana-Ba, 2006.

NASCIMENTO, Pedro Amaro de: Você Sabia? Literatura popular Brasileira (cordel), Edição independente. Aracaju - SE, 2008.

ZANETIC, João 2005 Física e cultura. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 3, p. 21-4.

Publicado

2012-04-30

Cómo citar

SILVA, M. S. da . .; RIBEIRO, Daiane M. dos S. . Ensino de física no sertão: Literatura de cordel como ferramenta didática. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 231–240, 2012. DOI: 10.31416/rsdv.v2i1.196. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/196. Acesso em: 24 nov. 2024.