Análise comparativa das ferramentas de tradução português Libras

Comparative analysis of Portuguese/BSL translation technological tools

Autores

  • Aline Cássia Silva Araújo Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Língua Brasileira de Sinais, português-Libras

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada por pessoas surdas para se comunicarem, no entanto são poucas as pessoas que têm conhecimento e fluência nesta língua, a tecnologia pode ser um aporte para suprir essa necessidade. Logo, este trabalho objetivou analisar comparativamente as principais ferramentas tecnológicas de tradução do português para Libras identificadas na Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de Araujo e Oliveira (2021). As funcionalidades destes aplicativos e suas viabilidades para tradução no contexto educacional foram analisados por 22 (vinte e dois) critérios, identificados a partir do perfil dessas ferramentas. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo descritiva buscando através da literatura apontar as vantagens e desvantagens desses softwares. Os resultados apontam que as ferramentas aqui analisadas possuem sete funções básicas semelhantes, onze funcionalidades que estão presentes em uma ou mais das ferramentas e quatro que não aparecem em nenhuma das ferramentas aqui analisadas, mas que seriam de grande valia. Por fim, pode-se concluir que as tecnologias assistivas que facilitam a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes também podem servir como uma ferramenta de aprendizagem para pessoa ouvinte, e que ainda se faz necessário avançar em algumas funcionalidades que poderiam conter essas ferramentas.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

ARAÚJO, A. C. S.; DE OLIVEIRA, F. K. Análise comparativa das ferramentas de tradução português Libras: Comparative analysis of Portuguese/BSL translation technological tools. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/397. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Lingüística, Letras e Artes - Artigos