Reconhecimento e Redistribuição segundo Nancy Fraser

Uma proposta de justiça

Autores

  • Roberto Mendes Ufpi

Palavras-chave:

Teoria Crítica; Teorias da Justiça; Reconhecimento; Redistribuição

Resumo

O presente labor tem como objetivo analisar o horizonte teórico da filósofa Nancy Fraser. No seu diagnóstico, Nancy Fraser aponta que as lutas por reconhecimento estão cada vez mais se tornando o caso paradigmático do embate político da nossa era, cada vez mais o modelo de redistribuição vai perdendo forças nas questões vinculadas à economia – política, porque as lutas por reconhecimento ganham cada vez mais espaços nas discussões políticas atuais reconstruindo um novo imaginário político voltado para as questões concernentes ao gênero, “raça”, etnia; nesse novo cenário politico tem espaço para discutir também as questões ligadas às “minorias”, identidades desvalorizadas, quer dizer, que os conteúdos programáticos da distribuição se tornou o paradigmática desnecessário para as injustiças distributiva, justamente, em contexto global marcado por injustiças sociais econômicas.

Referências

CORREIA, Andyara Leticia de Sales. Uma análise da concepção tridimensional de justiça de Nancy Fraser: redistribuição, reconhecimento e representação. Porto Alegre, RS: Editora Fundação Fênix, 2021.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós – socialista”, caderno de campo, São Paulo, n. 14/15, p. 231-239, 2006.

—————. Reconhecimento sem ética, Lua Nova, São Paulo, 70: 101-138, 2007.

LIMA, F. Para além do dilema redistribuição-reconhecimento: Nancy Fraser e a concepção bidimensional de justiça, Ethic@, Florianópolis, v.15, n.1, p.126-141, Jul. 2016.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)