Uma poética dos sentidos na obra de Gilka Machado e de Ana Paula Tavares

Autores

  • Fernanda Cardoso Nunes
  • Maria Graciele de Lima

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v1i1.251

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Literatura Angolana, Gilka Machado, Ana Paula Tavares, Poética dos Sentidos

Resumo

Os textos poéticos da escritora brasileira Gilka Machado e da angolana Ana Paula Tavares podem ser lidos comparativamente nos seus aspectos de construção imagística e estrutural.  O fazer literário das duas autoras aponta para as várias formas de construção da identidade e da afirmação social das mulheres. Uma das formas mais perceptíveis de apresentação do eu lírico em seus poemas é a maneira pela qual a sensualidade está aliada ao uso de metáforas ligadas à Natureza ou a uma transfiguração poética do uso dos sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição) para relatar um erotismo que, por vezes, beira a uma concepção mística da realidade poética. Tal uso confere uma intensa plasticidade às imagens construídas por ambas, contribuindo assim, para uma leitura bastante instigante das duas obras. Como fundamentação teórica para este estudo, faremos uso dos textos de Nunes (2007), Soares, (1993), Cirlot (1984) e Fernandes (2011). Esperamos, dessa forma, ampliar cada vez mais a compreensão dos laços que unem a tradição de literatura de autoria feminina brasileira e africana de língua portuguesa.

Referências

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Publicado

2021-08-28

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)