ENSINO DE FÍSICA: EXPERIMENTAÇÃO COM ANALOGIA ENTRE A ELETRIZAÇÃO DO CANUDO E O CIRCUITO RC

Autores

  • Eriverton da Silva Rodrigues IFSertãoPE
  • Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio IFSertãoPE
  • Cicero Jailton de Morais Souza IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i2.172

Palavras-chave:

Capacitores, Descarga, Eletrostática, Ensino de Física

Resumo

Com base numa discussão histórica e de acordo com as propostas dos PCNs abordamos um experimento simples que possa envolver os alunos nos conteúdos iniciais da eletrostática e, além disso, que possa ser feita uma conexão de conceitos entre movimentos de cargas e o circuito RC. O uso de analogias também continua servindo como metodologia para o ensino da Física, como por exemplo, para o ensino de circuitos elétricos, o ensino de Óptica e de eletricidade. Isso ressalta o quanto é importante se fazer comparações de fenômenos buscando uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos no ensino-aprendizagem de Física. Após a execução deste projeto esperamos fazer com que os alunos sejam motivados e incentivados, sendo estes os multiplicadores do conhecimento científico. Também temos a expectativa de que com uma nova forma de ensino-aprendizagem, associada a utilização de um experimento durante a execução do projeto, demonstre para todos o aproveitamento da Física Experimental para o ensino fundamental, médio e superior.

Referências

ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S.

Atividades Experimentais no Ensino de Física:

diferentes enfoques, diferentes finalidades.

Revista Brasileira de Ensino de Física, São

Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.

CHAVES, Alaor. Física básica. Rio de Janeiro:

v. 3, LTC, 2012.

GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências;

São Paulo, Editora Ática; 2003 (1a edição).

GASPAR, Alberto. Física – Eletromagnetismo

e Física Moderna; São Paulo, Editora Ática;

(1a edição).

BRASIL, PCN+ Ensino Médio. Orientações

Educacionais Complementares aos

Parâmetros Curriculares Nacionais:

Ciências da Natureza, Matemática e suas

Tecnologias (MEC-SEMTEC, Brasília, 2002).

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert;

WALKER, Jearl. Fundamentos de Física 3,

a. Edição. Editora LTC. Rio de Janeiro, 1995.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual; Tradução:

Trieste Freire Ricci; revisão técnica: Maria

Helena Gravina. – 11. Ed.- Porto Alegre;

Bookman, 2011.

LUZ, A. M. R. e ALVARES, B. A. Curso de

Física – Volume 3. São Paulo: Scipione, 2005.

PINHO ALVES, J. Regras da transposição

didática aplicadas ao laboratório

didático.Caderno Catarinense de Ensino de

Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag.

BOZELLI, Fernanda Kátia; NARDI, Roberto.

O uso de analogias no ensino de Física em

nível universitário: Interpretações sobre os

discursos do professor e dos alunos. Revista

Brasileira de Pesquisa em Educação em

Ciências, v. 6, n. 3, p. 77-100, 2006.

ROONEY, Anne. A História da Física - da

Filosofia ao Enigma da Matéria Negra; São

Paulo, Editora M. Books; 2013 (1a edição).

SANTOS, Lucíola Lucínio. Políticas Públicas

para o ensino fundamental: Parâmetros

Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de

Avaliação. In: Revista Educação e Sociedade.

São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, V.23, n.

, set. 2002.

SILVA, Cibele Celestino; PIMENTEL, Ana

Carolina. Uma análise da história da

eletricidade presente em livros didáticos: o caso

de Benjamin Franklin. Caderno Brasileiro de

Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 141-159, 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

RODRIGUES, E. da S. .; SAMPAIO, T. A. de S. M. .; SOUZA, C. J. de M. . ENSINO DE FÍSICA: EXPERIMENTAÇÃO COM ANALOGIA ENTRE A ELETRIZAÇÃO DO CANUDO E O CIRCUITO RC. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 92–97, 2015. DOI: 10.31416/rsdv.v3i2.172. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/172. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos