Políticas públicas e práticas inclusivas na educação profissional e tecnológica:

revisão sistemática de literatura

Auteurs

  • Juliana de Brito Marques do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Franciela Monte Universidade de Pernambuco - UPE
  • José Rodrigues do Nascimento Neto Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.823

Mots-clés :

Inclusão, Acessibilidade, Pessoas com Deficiência.

Résumé

Este artigo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre políticas públicas e práticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo principal é examinar a produção acadêmica recente nesse campo, compreendendo a estruturação e implementação das políticas nas instituições de EPT. A metodologia empregada consiste na pesquisa e análise de estudos publicados no período de 2019 a 2023, utilizando como fontes de dados o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o indexador Scielo. Após análise dos textos segundo critérios de inclusão, restaram 09 artigos para descrição minuciosa, os quais foram organizados em duas categorias principais de abordagem: Políticas de Inclusão e Práticas Inclusivas. Os principais resultados destacam desafios como a falta de recursos, formação docente insuficiente e pouca participação das pessoas com deficiência na formulação das políticas. A pesquisa reforça a importância de políticas contextualizadas e práticas inclusivas para promover a acessibilidade na EPT.

 

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Publiée

2024-09-16

Comment citer

NASCIMENTO, J. de B. M. do; MONTE, F.; NASCIMENTO NETO, J. R. do. Políticas públicas e práticas inclusivas na educação profissional e tecnológica:: revisão sistemática de literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1397–1411, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.823. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/823. Acesso em: 3 déc. 2024.