A água como tema gerador do conhecimento químico: construindo um ensino-aprendizado contextual, investigativo e cidadão no ensino de Química

Auteurs

  • LUCAS RIBEIRO COELHO
  • VICTOR HUGO ALMEIDA DOS ANJOS
  • DEBORA SANTOS CARVALHO DOS ANJOS IF SERTÃO-PE

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.290

Mots-clés :

Ensino de Química, Metodologias ativas, Contextualização, Água

Résumé

Este escrito apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de intervenção desenvolvida por meio do Programa de Residência Pedagógica do IFSertãoPE com uma turma de 39 alunos, do 2° ano D da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha, durante os meses de novembro de 2020 a março de 2021. O estudo apoiou-se nos princípios da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Após levantamentos diagnósticos na escola, delimitou-se a seguinte questão-problema: como praticar o ensino de Química de modo contextualizado, investigativo e cidadão? Desse modo, adotou-se o tema gerador água para contextualizar os conteúdos e a utilização de metodologias ativas, com o objetivo de investigar as contribuições das práticas educacionais desenvolvidas para a construção de um ensino-aprendizado contextual, investigativo e cidadão no ensino de Química. As atividades planejadas seguiram o formato de ensino híbrido e foram organizadas desta forma: 1) aplicação de pré-teste; 2) execução de intervenções; 3) aplicação de pós-teste; e 4) análise e interpretação dos resultados. Evidenciou-se que as atividades didático-pedagógicas realizadas contribuíram para oportunizar aprendizagens significativas no processo de ensino e aprendizagem de Química e auxiliaram a formação de cidadãos críticos e reflexivos frente à temática dos recursos hídricos apresentada, bem como capazes de intervir de modo responsável no meio onde estão inseridos. Assim, as metodologias ativas e a contextualização dos conteúdos com o tema água apresentaram-se como possibilidades para a prática do ensino de Química contextual, investigativo e cidadão.

Références

ALBERT, Professor. O ciclo da água. YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1zhaBOStQ1g. Acesso em: 28 jan. 2021

ALVES, Handerson Rodrigo; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Uma proposta de sequência didática para o ensino de soluções. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 1, p. 302-322, jan./abr. 2020. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9748/pdf_1. Acesso em: 4 dez. 2020.

BERTHOLDO NETO, Emílio. Ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto e Vírgula, n. 22, p. 59-72, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/31521/0. Acesso em: 2 dez. 2020.

CHACON, Eluzir Pedrazzi et al. Ensino de química: água e suas implicações na qualidade de vida. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 9, n. 19, p. 281-291, jul./dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/238/238. Acesso em: 6 dez. 2020.

COELHO, Lucas Ribeiro; RODRIGUES, Carlos Alailson Licar; SÁ-SILVA, Jackson Ronie. Contribuições do Pibid do IF Sertão-PE ao ensino-aprendizagem de química. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 135-152, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10607/7524. Acesso em: 25 nov. 2020.

DESENROLADO, Jonatha. Você já tomou H2O?. YouTube, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BZH8E9v7cnM. Acesso em: 6 jan. 2021.

FOLEIS, Barbara Lina de Medeiros et al. O tratamento de água no contexto do ensino de química. Sinergia, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 70-73, jan./mar. 2016. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/article/view/80. Acesso em: 6 dez. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GABRIEL, Ernesto Dumba; RODRÍGUEZ, Juan Jesús Mondéjar; FLUENTE, Magali Torres. Processo de ensino-aprendizagem da Química nas Escolas Médias do Moxico sustentado no experimento químico escolar. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 251-260, ago. 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_3/10-EQF-03-14.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.

GOUVE, Hércules Alan Carlotto et al. A relevância do tema água no ensino de ciências. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 14, p. 157-171, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/20451/pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.

MESSEDER NETO, Hélio da Silva; MORADILLO, Edilson Fortuna de. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 523-540, abr./jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132017000200523&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 20 mar. 2021.

MUNDO, Manual do. Como é feito o tratamento de água. YouTube, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cWBSF0VyiMI. Acesso em: 15 dez. 2020.

PICHETH, Sara Fernandes; CASSANDRE, Marcio Pascoal; THIOLLENT, Michel Jean Marie. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. esp., p. s3-s13, dez. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84850103002.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.

PINHEIRO, Marlene Nogueira; BATISTA, Eraldo Carlos. O aluno no centro da aprendizagem: uma discussão a partir de Carl Rogers. Psicologia & Saberes, v. 7, n. 18, p. 70-85, 2018. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/770. Acesso em: 6 dez. 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

RIBEIRO, Luiz Gustavo Gonçalves; ROLIM, Neide Duarte. Planeta água de quem e para quem: uma análise da água doce como direito fundamental e sua valoração mercadológica. Revista Direito Ambiental e Sociedade, v. 7, n. 1, p. 7-33, 2017. Disponível em: http://ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4149. Acesso em: 8 jan. 2021.

SANT´ANA, Camila de Fatima; CASTRO, Denise Leal de. Cenário das produções acadêmicas acerca do uso de metodologias ativas no ensino de química: uma revisão dos últimos 8 anos. Scientia Naturalis, v. 1, n. 5, p. 194-205, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/3177. Acesso em: 27 mar. 2021.

SANTOS, Julio Gomes dos; RODRIGUES, Cae. Educação ambiental no ensino de química: a “água” como tema gerador. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 2, p. 62-86, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7643/5375. Acesso em: 5 dez. 2020.

SILVA, Brenno Ramy Teodósio da; MOURA, Francisco Marcôncio Targino de. Sala de aula invertida no ensino de química: limites e possibilidades nas vozes discentes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 6, n. 17, p. 366-387, ago. 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/2103/2101. Acesso em: 21 mar. 2021.

SILVA, Edilane Almeida da; SOUSA, Inaiara de; ANJOS, Débora Santos Carvalho dos. Metodologias inovadoras para o ensino de química orgânica e a sua relação com o meio ambiente. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 3, p. 550-567, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1109/695. Acesso em: 30 mar. 2021.

SILVA, Nínive Matias Rodrigues; SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; PAULA, Neidimar Lopes Matias de. O ensino de química frente à experimentação: conhecendo diferentes realidades. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p. 70-78, out. 2016. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1316/1075. Acesso em: 17 maio 2020.

SILVA, Valdecir Manoel da; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; SILVA, Gilberlândio Nunes da. A inserção da música como recurso didático-pedagógico para o ensino de química. Conexões - Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 4, p. 107-116, ago. 2020. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1541/1508#. Acesso em: 19 mar. 2021.

SIMPLÍCIO, Sidney Silva; SOUSA, Inaiara de; ANJOS, Débora Santos Carvalho dos. Estudo do impacto das metodologias ativas no ensino de química pelo Programa de Residência Pedagógica. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 2, p. 431-449, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1090. Acesso em: 24 nov. 2020.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013.

ZAPATEIRO, Gean Aparecido et al. Material didático como estratégia de ensino e de aprendizagem das ligações químicas. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 211-233, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/download/6862/4538. Acesso em: 10 dez. 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-12-09

Comment citer

RIBEIRO COELHO, L.; ALMEIDA DOS ANJOS, V. H.; ANJOS, D. S. C. D. A água como tema gerador do conhecimento químico: construindo um ensino-aprendizado contextual, investigativo e cidadão no ensino de Química . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 344–361, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.290. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/344-361. Acesso em: 23 nov. 2024.