Ensino-aprendizagem de Física via mínimos quadrados com auxílio de planilha eletrônica
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.152Mots-clés :
Lei de Ohm, resistividade, Física experimntalRésumé
A precisa realização desse projeto buscou promover a utilização do Método dos Mínimos Quadrados utilizando a planilha eletrônica como ferramenta computacional no ensino de Física Experimental para alunos do ensino médio. Neste sentido, se trata de uma forma de aproximar resultados de medidas experimentais reduzindo ao máximo as flutuações que aparecem dentro desse conjunto, esses desvios precisam ser justificados ao máximo para que se possa obter um valor experimental com uma precisão considerável. Para a aplicação desse recurso foi utilizado o experimento de resistividade elétrica com a segunda lei de Ohm, este que consiste em medir a resistência de diferentes tipos de material variando sua área e seu comprimento.
Références
BETZ, M. E. M. e RIBEIRO-TEIXEIRA, R. M.
Material instrucional apresentando conteúdos de
métodos computacionais para o ensino de
Física. Caderno brasileiro de Ensino de
Física. Florianópolis. Vol. 29, p. 787-811,
BRASIL, PCN+ Ensino Médio. Orientações
Educacionais Complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências
da Natureza, Matemática e suas tecnologias
(MEC-SEMTEC, Brasília, 2002).
CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D.
Formação de professores de Ciências. 4a
Edição. São Paulo: Cortez, 2000.
JIMÉNEZ, M. e OTERO, L. La ciencia como
construcción social. Cuardenos de Pedagogía,
Barcelona, v.43, n. 180, 1990.
MEES, A. A. Implicações das teorias de
aprendizagem para o ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul-
UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível:
<http://www.if.ufrgs.br/~amees/teorias.htm.
Acesso em 25 de junho de 2016.
MORGADO, M. J. L. Formação de
professores de matemática para o uso
pedagógico de planilhas eletrônicas de
cálculo: análise de um curso a distância via
Internet, Tese de Doutorado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO
CARLOS, 2003.
SEARS, F. et. al. FÍSICA 3 –
ELETROMAGNETISMO. Editora Addison
Wesley, 12a Edição, 2009.
SOLBES, J. e VILCHES, A. Interacciones
C/T/S: un instrumento de cambio actitudinal.
Revista Enseñanza de las Ciencias, Barcelona,
v. 7, n. 1, 1989.