Habilidades de matemática do SAEPE: um estudo à luz da Análise de Similaridade e da ASI
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1127Mots-clés :
Habilidades, SAEPE, Análise de Similaridade, ASIRésumé
O presente trabalho teve por objetivo analisar possíveis relações entre o desempenho dos estudantes em itens relacionados às habilidades de matemática do 3º ano do ensino médio contempladas no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), considerando os resultados de 139 estudantes de uma escola, situada no Agreste Meridional do Estado, na edição de 2022 dessa avaliação. Adotou-se como aporte metodológico o quadro da Análise de Similaridade e Análise Estatística Implicativa (ASI), por meio da árvore de similaridade e grafo implicativo gerados pelo software Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva (CHIC). As variáveis analisadas correspondem às habilidades consideradas na avaliação citada, contemplando os eixos de Geometria, Grandezas e Medidas, Números e operações/Álgebra e funções e Estatística, Probabilidade e Combinatória. Os resultados apresentados na árvore de similaridade indicam, considerando os valores mínimos adotados para o índice de similaridade, que as subclasses são formadas, sobretudo pela presença de variáveis relacionadas a habilidades do eixo Números e operações/Álgebra e funções, associando-se com variáveis relacionadas tanto com esse eixo, como com os demais. Ao explorarmos as relações de implicação do grafo implicativo, das variáveis que apresentam na árvore de similaridade nós significativos, constatamos que as variáveis pertencentes ao eixo Números e operações/Álgebra e funções parecem ter um papel central nas mesmas, tendo em vista que demonstram ser consequência de variáveis, bem como implicam em outras pertencentes a outros eixos considerados.
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