Utilização da ASI para discutir o desempenho de alunos do Ensino Médio em Estatística
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1121Mots-clés :
Análise Estatística Implicativa; Média Aritmética; Desvio PadrãoRésumé
Esse estudo tem como objetivo investigar se os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual em Pernambuco compreendem os conceitos de média aritmética e desvio padrão, assim como o algoritmo necessário para calcular essas medidas. Para isso, aplicamos um questionário composto por 10 situações-problema que envolviam os algoritmos e as interpretações dos conceitos das medidas em questão. Para analisar os dados, foi criada uma planilha no Microsoft Office Excel que passou por um tratamento cuja lógica é o mapeamento de relações entre os dados representados pelos dígitos binários 0 e 1 que indicam a ausência ou presença de um evento. As variáveis analisadas foram descritas de acordo com o número das questões, se o estudante acertou, errou ou não respondeu. Os dados da planilha foram submetidos a uma nova análise utilizando-se o software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva) versão 7.0 em que geramos grafos implicativos. Após analisarmos os dados, conseguimos observar que os estudantes realizam, em sua maioria, as questões que envolvem o algoritmo relacionado à média aritmética, mas possuem dificuldades na interpretação de alguns conceitos relacionados a essa medida. Já para o desvio padrão, os alunos possuem dificuldades para construir o algoritmo, mas apresentam resultados melhores quando respondem a questões que relacionam o seu conceito.
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