Sobre a Revista

A revista científica Semiárido De Visu está registrada no ISSN 2237-1966 e vinculada à Editora IFSertãoPE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O periódico está classificado no Qualis Periódico no quadriênio 2017-2020 como A4 nas seguintes áreas: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Biodiversidade, Ciência de Alimentos, Ciências Agrárias I, Educação, Engenharias I, Ensino, Filosofia, Interdisciplinar, Linguística e Literatura, Sociologia e Zootecnia / Recursos Pesqueiros.

Foco e Escopo

Missão

A Revista Semiárido De Visu, é periódico científico registrado no ISSN 2237-1966 e está vinculada à Editora IF Sertão Pernambucano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Tem como missão servir como fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica das áreas: Medicina Veterinária; Ciências Agrárias I;Educação, Educação, Farmácia e Zootecnia/recursos Pesqueiros e Biotecnologia.

Foco

A revista Semiárido De Visu é um periódico científico de acesso livre, publicação eletrônica, de fluxo contínuo e com trabalhos publicados quadrimestralmente.

Seu foco é de caráter acadêmico, publicando artigos originais e inéditos que sejam resultado de pesquisa científica. Os artigos devem necessariamente trazer uma contribuição acadêmica teórica ou empírica à área de conhecimento, os quais devem se encaixar nas seguintes áreas: Medicina Veterinária; Ciências Agrárias I;Educação, Educação, Farmácia e Zootecnia/Recursos Pesqueiros e Biotecnologia. As posições constantes nos artigos são de responsabilidade exclusivas de seus autores. Há um posicionamento deliberado de publicar artigos de todos os grupos de pesquisa do país.

Público Alvo

A Revista De Visu está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos pela Revista Semiárido De Visu são inicialmente submetidos à revisão de admissão (desk review). Nessa fase os editores analisam:

(1) se o trabalho condiz com o Foco e Escopo da revista, e  (2) se as Diretrizes para Autores foram cumpridas. Os artigos aceitos nessa primeira fase são encaminhados para a avaliação do mérito no sistema de double blind review. Os manuscritos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para a área, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até 6 meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os avaliadores solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.  A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre do editor-chefe, com base nos pareceres dos demais editores e consultores ad hoc. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

Periodicidade

A periodicidade da Revista Semiárido de Visu é quadrimestral (Abril, Agosto e Dezembro).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Responsabilidade sobre o conteúdo

Nenhuma das organizações ou pessoas envolvidas no comitê ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos. Tal responsabilidade é inteiramente dos autores dos respectivos textos.

Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.