A relação da teoria cognitiva da aprendizagem significativa com a concepção de Ensino Médio Integrado na Educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.92Palabras clave:
Aprendizagem significativa, Ensino Médio Integrado, Práticas IntegradorasResumen
O presente trabalho objetiva apresentar a teoria cognitiva da aprendizagem significativa, conforme moldada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel (1818-2008), e discorrer sobre as possibilidades de relação da aprendizagem significativa com as práticas docentes no Ensino Médio Integrado à educação Profissional e Tecnológica, destacando os principais pontos de aproximação e convergência da teoria da aprendizagem significativa com as práticas integradoras necessárias à consolidação da concepção mais adequada de ensino médio integrado. A pesquisa foi viabilizada por meio de revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa que consistiu na delimitação dos conceitos centrais da teoria da aprendizagem significativa, passando para a definição da concepção atual de ensino médio integrado, e a possível articulação desses dois institutos conceituais por meio de práticas integradoras, problematizados à luz dos pressupostos teóricos dos autores: Ciavatta (2005); Machado (2009), Saviani (2007), Moura (2007), Frigotto (2005), entre outros. Os resultados dessa análise possibilitaram a seguinte conclusão: a teoria cognitiva da aprendizagem significativa pode auxiliar na consolidação de práticas pedagógicas integradoras que encampem uma pedagogia crítica, não reprodutora da ideologia dominante, não mecanicista, que busque a transformação social, o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo, promova o acesso ao conhecimento científico e aos conhecimentos construídos historicamente, que possibilitarão ao aprendiz compreender os fenômenos científicos e tecnológicos e desenvolver a capacidade de pensar, criar e executar.
Citas
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