Jogo Wordwall como estratégia de aprendizagem para o ensino de Física

Autores/as

  • Milka Costa Correa IFSertão-PE
  • Felipe Omena Marques Alves IFSertão-PE
  • Alex Sandro Gomes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i3.580

Palabras clave:

Jogos digitais, Estratégia de Ensino, Aprendizagem de Física

Resumen

O ensino das ciências, de forma geral, tem enfrentado desafios no Brasil. Os jogos digitais podem ser uma alternativa para abordar os conceitos de forma lúdica e interativa proporcionando mais interesse pelo conteúdo. Esse artigo apresenta os relatos da experiência da utilização jogo Wordwall no ensino de Física como método ativo de aprendizagem em três turmas do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Professor José Ribamar Santos Silva, no estado do Maranhão. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais sobre como os jogos digitais podem contribuir com novas experiências de aprendizado em sala de aula. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa-quantitativa, em que as percepções da utilização dos usuários foram coletadas através de questionários. Constatou-se que o uso do Wordwall apresenta grande viabilidade no processo de ensino aprendizagem, contribuindo para a motivação em aprender os assuntos da disciplina e oferecendo subsídios para amenizar barreiras do aprendizado por meio de reflexões individuais e coletivas.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

COSTA CORREA, M. .; ALVES, F. O. M. .; SANDRO GOMES, A. Jogo Wordwall como estratégia de aprendizagem para o ensino de Física. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 663–681, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i3.580. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/580. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Multidisciplinar - Artigos