O Empreendedorismo social na Academia HackTown
um relato de experiência num projeto de extensão inovador
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.472Palabras clave:
Empreendimento Social, Pensamento Computacional, Projeto de ExtensãoResumen
O presente estudo objetivou analisar e refletir o projeto de extensão Academia HackTown na perspectiva do empreendimento social. Para tanto empregou o relato de experiência através de estudo de caso e artigos científicos sobre as atividades desenvolvidas. O projeto promove acesso democrático a cursos de tecnologias modernas para crianças e jovens em vulnerabilidade social. São disponibilizadas aulas de robótica e desenvolvimento de jogos digitais, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades necessárias ao cidadão do século XXI como o pensamento computacional. Por fim, foi possível identificar características de um empreendimento social como a inovação, a capacidade de realização, a auto sustentabilidade e o envolvimento da comunidade com impacto social.
Citas
AUGUSTO, Lucas; BRANDÃO, Ricardo. Que tal a Hacktown? Revista IF Sertão-PE. Petrolina, v. 1, n. 09, p. 16-21, mar. 2018. ISSN: 2446-7421. Disponível em: https://issuu.com/if_sertao-pe/docs/revista_if_sert_o-pe_2018_n__09. Acesso em: 12 dez. 2022.
COSTA, Thaise et al. O Ensino de Linguagem de Programação na Educação Básica Através da Robótica Educacional: Práticas e a Interdisciplinaridade. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2017. p. 687.
DA SILVA SOUZA, Maria Elizabete; DA SILVA, Jamile Anderson Luiz; MARTINS, Danielle Juliana Silva. Ensino de conceitos de eletrônica digital no mundo virtual do Minecraft. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, v. 3, n. 1, 2019.
DAVID, Denise Elizabeth Hey. Intraempreendedorismo social: perspectivas para o desenvolvimento social nas organizações – Tese de doutorado – Florianópolis, 2004. Disponível em <http://www.unioeste.br/projetos/casulo/files/tese_denise_david.pdf> . Acesso em 15 dez.2022.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
DOS SANTOS, Erika Raquel Silva; CRISTIANO, Fábio; NETO, Ivaldo Barbosa Da Mota. Raciocínio Lógico e Computação: Descobrindo Estratégias de ensino por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 266.
GOUVÊA, Tathyana.?O Movimento Brasileiro de Renovação Educacional. In: Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.
HOED, Raphael Magalhães. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. 2016.
IFSERTÃOPE, 2016. IFSERTÃOPE- Institucional. Disponível em: <https://bit.ly/3gG9FJ2>. Acesso em: 12 de mai. de 2022.
HACKTOWN, 2020. A HackTown. Disponível em: <https://bit.ly/2Ku13sY>. Acesso em: 22 de dez. de 2022.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Ludicidade: o que é mesmo isso, p. 22-60, 2005.
MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão.?Cadernos de pesquisa, n. 114, p. 225-233, 2001.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens., [s.l.], v. II, p. 15–33, 2015.
OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios – notas introdutórias. Rev. FAE, Curitiba, v.7, n.2, p.9-18, jul./dez. 2004.
OLIVEIRA, Lúcia Marisy Souza de. OLIVEIRA, Luciana Souza de. SILVA, Bruno Cezar. AQUINO, Henrique Pereira de. Empreendedorismo Social no Brasil. REVASF: Petrolina, vol. 10, n.22, p. 1-16, 2020.
PEREIRA, Flávio et al. Modernização Agrícola e Luta de Classes no Polo Irrigado Petrolina/Juazeiro (1968-1998): a conformação dos assentamentos Safra, Ouro Verde e Catalunha. 2016. Dissertação de Mestrado. 173p.
RIGUEIRO, Inês Cipriano. Desenvolvimento local sustentável: uma abordagem à sustentabilidade dos projetos de empreendedorismo social. 2014. 127f. Tese de Mestrado. Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. Universidade de Coimbra: Coimbra, 2014.
SALES, Angelina S. da S. et al. Evasão das Mulheres dos Cursos de Computação: Um estudo de Caso na Paraíba. In: Anais do XI Women in Information Technology. SBC, 2017.
WHETTEN, David A. Albert and Whetten revisited: Strengthening the concept of organizational identity. Journal of management inquiry, v. 15, n. 3, p. 219-234, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Semiárido De Visu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.