Experimentando e aprendendo: iniciação científica para crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.46

Palabras clave:

Alfabetização cientifica, Experimentação, vulnerabilidade social, Iniciação científica

Resumen

Este artigo relata a experiência de um projeto de extensão desenvolvido a partir da importância da iniciação científica para crianças, embasado na necessidade de oportunizar um ensino de ciências utilizando a experimentação. O projeto teve como objetivo geral desenvolver o espírito científico da criança, por meio da aplicação de experimentos. O método usado no desenvolvimento do projeto foi o da pesquisa-ação, de natureza qualitativa e aplicado numa instituição que acolhe meninas em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 4 a 12 anos, nos turnos matutino e vespertino. As atividades foram desenvolvidas por meio da aplicação de experimentos caseiros e de baixo custo na ONG “Semente do Amanhã” na periferia da cidade de Petrolina. Os experimentos foram escolhidos, testados e realizados com 23 crianças seguindo uma sequência didática de acolhida, realização do experimento e avaliação da atividade. Foram realizados ao todo nove experimentos diferentes e evidenciou-se um despertamento nas crianças para irem além da curiosidade infantil conhecendo os aspectos científicos de cada atividade aplicadas ao cotidiano.

Biografía del autor/a

Alerrandra Mikelli Soares Galdino, IFSertãoPE

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE

Thaliny da Cruz Luz, IFSertãoPE

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Pedagoga, Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, professora de EBTT, departamento de ensino superior, coordenação de Licenciatura em Química.

Citas

AHLERT, Edson Moacir; WILDNER, Maria Claudete Schorr; PADILHA, Teresinha Aparecida Faccio. (Orgs.) Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. IN: Anais do II Seminário de Educação Profissional, 11 e 12 de maio de 2017, Lajeado, RS: Ed. da Univates, 2017.

BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e para desafios para a educação. 8a Edição. Ijuí, Unijuí, 2018.

FONSECA, Franciele Fagundes et all. As vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervenção. Rev Paul Pediatr 2013;31(2):258-64. Disponível em< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822013000200019> Acessado em fev. 2019.

MATTAR, João. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: artesanato educacional. 2017.

MORÁN; J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias coletâneas. 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2018.

SILVA, Jacqueline Silva da; BEUREN, Jéssica; LORENZON, Mateus. Investigar com crianças: subsídios para a formação e trabalho docente. Lajeado -RS: Ed. da Univates, 2016.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000.

_____. Metodologia de pesquisa-ação na prática extensionista. IV Seminário de Extensão da UFRN-Natal, 26-11-2008. Disponível em:< http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2009/05/Palestra_Michael_Thiollent1.pdf> Acessado em fev 2019.

TRINDADE, Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as ciências. IN: FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

ZANON, Dulcimeire Ap Volante e FREITAS, Denise de . A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 93-103.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

GALDINO, A. M. S. .; LUZ, T. da C. .; AMORIM, D. C. G. Experimentando e aprendendo: iniciação científica para crianças. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 450–469, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.46. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/46. Acesso em: 21 nov. 2024.