As atividades práticas como meio solidificador de aprendizagem: Uma aula sobre eletrização de corpos

Practical activities as a means of solidifying learning: A class on the electrification of bodies

Autores

  • Vagner Luna do Nascimento IFPB https://orcid.org/0000-0003-0761-7938
  • Maria das Graças de Oliveira Pereira UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus avançado de Paus dos Ferros

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i3.371

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como as aulas práticas impactam positivamente no aprendizado e na fixação do conteúdo pelos alunos. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário para os alunos após duas aulas, uma teórica e a outra uma aula prática, ambas do mesmo assunto. Após aplicação do questionário foi analisado e discutido os resultados trazendo uma compreensão quali-quantitativa dos dados. Os alunos envolvidos na pesquisa são alunos participantes do Projeto Alvorada, projeto esse que tem objetivo de promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. O curso ministrado no projeto foi de eletricista instalador predial e residencial, realizado no IFPB campus João Pessoa e o tema escolhido para ser ministrado nessa pesquisa foi de eletrização dos corpos. Foi utilizado como referencial teórico os autores Lunetta (1991), Peruzzi e Fofonka (2021), Lüdke e André(1986), entre outros autores que trata sobre a temática desse trabalho.

Referências

BELTRAMINI, G. C. Construção de um mini gerador de van de graaff. Relatório Final da disciplina de Tópicos de Ensino de Física I., Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP - Campinas – SP, 2007.

BORGES, D. Modelo atômico de bohr, o que é? definição, fundamentos e exemplos. Site: Conhecimento Científico, Física & Química, 2020. Disponível em: <https://conhecimentocientifico.com/modelo-atomico-de-bohr-2/>.

LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da ciência. Revista Portuguesa de Educação, Vol. 2, n. 1, p. 81–89, 1991.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. EPU, ed. 1º. São Paulo, 1986.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, ed. 7º. Rio de Janeiro, 1997.

PERUZZI, S. L.; FOFONKA, L. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: A visão dos professores das ciências da natureza. Revista Educação Ambiental, Vol. XX, p. 1, 2021.

SAVIO, J. d. L.; PALMA, R.; KOJICOVSKI, S. Gerador de van de graaff. EVINCI – Evento de Iniciação Científica, Centro Universitário – UNIBRASIL - Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários – PROPPEX, 2015.

SENAI/PB. Eletricista de instalações de prédios/senai. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional da Paraíba – Campina Grande., v. 21 ed., 2008.

SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas, Vol. II, p. 16, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

LUNA DO NASCIMENTO, V.; PEREIRA, M. das G. de O. As atividades práticas como meio solidificador de aprendizagem: Uma aula sobre eletrização de corpos: Practical activities as a means of solidifying learning: A class on the electrification of bodies. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.371. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/371. Acesso em: 28 mar. 2024.