O que é Ciência? Concepções de Professores de Ciências e de Estudantes de Licenciatura em Física da Região de Salgueiro-PE Sobre a Natureza da Ciência.

Autores/as

  • Daiane Maria dos Santos Ribeiro IFSertãoPE
  • Marcelo Souza da Silva IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i1.178

Palabras clave:

Ensino de ciências, natureza da ciência, epistemologia

Resumen

Discute-se, neste trabalho, as compreensões epistemológicas dos professores de ciências das escolas estaduais da região de Salgueiro-PE, assim como de alunos de licenciatura em Física do IF Sertão-PE campus Salgueiro. Foi realizada uma entrevista, com a intenção de avaliar as concepções dos entrevistados acerca da natureza da ciência investigando quais fatores os motivaram a estudar/ensinar física. As entrevistas foram gravadas e posteriormente foi feita uma análise quali-quantitativa dos dados obtidos. Os resultados iniciais mostraram que em geral, os estudantes não queriam estudar física, e que tanto discentes quanto os educadores têm visões inadequadas em relação à natureza da ciência. Ultimamente pesquisas têm indicado que uma compreensão distorcida sobre a natureza da ciência se configura como um obstáculo ao aprendizado sobre ciência. O atual objeto de estudo deste trabalho deve fornecer elementos que indiquem o que os estudantes entendem por ciência e como de se dá a produção do saber científico, possibilitando, a partir de então, propor estratégias que os possibilitem uma visão mais adequada acerca do trabalho cientifico.

Citas

SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir;

DELIZOICOV Demétrio. Concepções Sobre a

Natureza da Ciência Num Curso de Ciências

Biológicas: Imagens Que Dificultam a

Educação Científica Investigações em Ensino

de Ciências – V12(2), pp.157-181, 2007.

CAMARGO, Sergio; NARDI, Roberto;

GHIOTTO, Renato Carlos Tonin; CALUZI,

João José; XAVIER, José Armando; RUBO,

Elisabete Aparecida Andrello; RUGGIERO,

Lígia de Oliveira. A Reestruturação do Projeto

Pedagógico de um Curso de Licenciatura em

Física de uma Universidade Pública:

Contribuições de Licenciandos Ao Processo.

Revista Ensaio | Belo Horizonte | v.14 | n. 03 |

p. 217-235 | set-dez | 2012.

EL-HANI, Charbel Nino. Notas sobre o ensino

de história e filosofia da ciência na educação

científica de nível superior. Pp. 3-21 in:

SILVA, Cibelle Celestino (org.). Estudos de

história e filosofia das ciências: Subsídios para

aplicação no ensino. São Paulo: Editora

Livraria da física 2006.

MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: A

história das ciências e seus usos na educação.

Pp. XXI-XXXIV in: SILVA, Cibelle Celestino

(org.). Estudos de história e filosofia das

ciências: Subsídios para aplicação no ensino.

São Paulo: Editora Livraria da física 2006.

MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI,

Neuza Terezinha; OSTERMANN, Fernanda.

História e epistemologia da física na

licenciatura em física: Uma disciplina que

busca mudar concepções dos alunos sobre a

natureza da ciência. Revista Brasileira de

Ensino de Física, 2007, p. 127-134, n.1, 29 v.

TEXEIRA, Elder Sales; EL-HANI, Charbel

Niño; JR, Olival Freire. Concepções de

estudantes de física sobre a natureza da ciência

e sua transformação por uma abordagem

contextual do ensino de ciências. Revista

Brasileira de Pesquisa em Educação em

Ciências, 2001, p. 111-123, n.3, 1 v.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino

de ciências: A tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino

de Física, 1995, p. 162-21412, n.3.

BAPTISTA Mónica; FREIRE Sofia;

CARVALHO Carolina; FREIRE Ana;

AZEVEDO Mário; OLIVEIRA Teresa.

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO:

Uma Oportunidade Para Questionar Práticas

de Sala de Aula e Reconstruir Identidades

Escolares. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.13 |

n.02 | p.151-170 | mai-ago | 2011.

VIDEIRA, Antonio Augusto P. Breves

considerações sobre a natureza do método

científico In: SILVA, Cibelle Celestino (org.).

Estudos de história e filosofia das ciências:

Subsídios para aplicação no ensino. São

Paulo: Ed. Livraria da Física, 2006. Págs.

-40

PÉREZ, Daniel Gil; MONTORO, Isabel

Fernández; ALÍS, Jaime Carracosa;

CACHAPUS, António; PRAIA, João. Para

uma imagem não-deformada do trabalho

científico. Ciência e Educação, 2001, p. 125-

, n. 2, 7 v.

SCHOROEDER, Carlos. A importância da

física nas quatro primeiras séries de ensino

fundamental. Revista Brasileira de Ensino de

Física, 2007, p. 89-94, n. 1, 29 v.

NOGUEIRA, Luciana Valéria;

TAVARES, Tatiana; Análise das concepções

sobre a natureza da ciência em estudantes

mediadas por sequência didática centrada na

replicação de experimentos históricos

darwinianos. In: 13o Seminário Nacional de

História da Ciência e da Tecnologia, 03-

/09/2012. Sociedade Brasileira de História da

Ciência 2012.

Publicado

2015-04-30

Cómo citar

RIBEIRO , D. M. dos S. .; SILVA, M. S. da . O que é Ciência? Concepções de Professores de Ciências e de Estudantes de Licenciatura em Física da Região de Salgueiro-PE Sobre a Natureza da Ciência. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 44–51, 2015. DOI: 10.31416/rsdv.v3i1.178. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/178. Acesso em: 22 nov. 2024.