Um relato de experiência: A importância e as contribuições dos programas de iniciação à docência e da residência pedagógica na formação docente

An experience report: The importance and the contributions of the initiation to teaching programs and of the pedagogical residence in the teaching formation

Authors

  • Cristiano Cavalcanti Coelho
  • DEBORA SANTOS CARVALHO DOS ANJOS IF SERTÃO-PE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.415

Keywords:

Teacher training, programs, experience, contributions

Abstract

 

The process of teacher training is a central theme among studies involved in the area of education and teaching in Brazilian society today. Thus, the PIBID and the PRP were created to encourage and value the formation of teachers to work in Basic Education, strengthening mainly the teaching in the areas of Physics, Chemistry, Mathematics and Biology. Thus, this article aimed to share the experiences, the experiences and the knowledge acquired during the participation of this student in teacher training programs, over the years (2018-2022), during his training in the undergraduate course in chemistry at the Campus Petrolina, IFSertãoPE. This research is qualitative in nature, a descriptive and reflective study, being the descriptive research constituted of records and descriptions of characteristics of the facts observed by the researcher without any interference in the phenomena. The history of PIBID and PRP in IFSertãoPE was traced and the experiences lived during these programs were reported in projects involving the following themes: food package labels, garbage, medication, food and environmental education. Several active methodologies were used, such as Experimentation, Gamification and Problem-Based Learning. The programs provided the opportunity to experience the theory and practice of the teaching profession, even during the course, highlighting its importance in the formation of the professional profile. The necessary adaptation to the classroom environment and the emergency remote teaching are highlighted as challenging points. Therefore, I highlight the significant importance that the PIBID and the PRP brought to my initial training as a teacher in the area of chemistry, as the classroom experience was a strong stimulus to follow the career of an educator and to understand the diversities present in the school environment.

References

AFONSO, Andreia Francisco et al. O papel dos jogos didáticos nas aulas de química: aprendizagem ou diversão. Revista Pesquisa em Educação, v.8. n.1, p. 578-591, 2018. PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31631. Acesso em: 06 dez. 2022.

AMORIM, Delza Cristina Guedes; VIEIRA, Josenilton Nunes. Enfoques epistemológicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid para a formação docente. Semiárido De Visu, Petrolina, v. 4, n. 3, p. 132-145, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/258/175. Acesso em: 26 nov. 2021.

AMORIM, Delza Cristina Guedes. Relatório final de atividades – PIBID IFSERTÃOPE, 2018. Disponível nos arquivos do PIBID IFSertãoPE, Petrolina – PE.

AMORIM, Delza Cristina Guedes. Relatório parcial de atividades – PIBID IFSERTÃOPE, 2016. Disponível nos arquivos do PIBID IFSertãoPE, Petrolina – PE.

AMORIM, Delza Cristina Guedes. Implicações do PIBID nas licenciaturas de física e química no IF Sertão-PE. [Recurso eletrônico]. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Editora Fi, p.1-189. 2017. Disponível em: https://www.editorafi.org/183delza. Acesso em: 02 dez. 2022.

ANJOS, Débora Santos Carvalho dos. Relatório final de atividades – PIBID IFSERTÃOPE, 2014. Disponível nos arquivos do PIBID IFSertãoPE, Petrolina – PE.

BAROLLI, Elisabeth; GURIDI, Verónica Marcela. O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 23, p. 1-15, jul. 2020/ fev. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/Gb6fKQ7ppfxFNZJGsWndWtr/?lang=pt. Acesso em: 24 nov.2021.

BRASIL. Decreto n.º 7.219 de 25 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e dá outras providências. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/decreto7219-pibid-240610-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAMELO, Maria Leopoldina Veras. Relatório final de atividades – PIBID IFSERTÃOPE, 2012. Disponível nos arquivos do PIBID IFSertãoPE, Petrolina – PE.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES Nº 83, de 27 de abril de 2022 – Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). p. 1. Brasília: 27 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Publicacao_no_DOU_1691532_PORTARIA_N__83__DE_27_DE_ABRIL_DE_2022.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 02/2009: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. p. 1-20. Brasília: 25 set. 2009. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital02-pibid2009-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 01/2011: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. p. 1-5. Brasília: 15 dez. 2010. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-001-pibid-2011-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 61/2013: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. p. 1-18. Brasília: 02 ago. 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-061-2013-pibid-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 07/2018: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. p. 1-14. Brasília: 01 mar. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-7-2018-pibid-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 07/2018: resultado final das instituições habilitadas e das cotas aprovadas de Bolsa de Iniciação à Docência. p. 1-35. Brasília: 11 jun. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/13062018-resultado-0708118-retificacao-resultado-final-pibid-2018-11-06-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 02/2020: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. p. 1-2. Brasília: 06 jan. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 02/2020: Distribuição de cotas e núcleos programa institucional de bolsa de iniciação à docência - PIBID (divulgação do resultado final). p. 1-9. Brasília: 22 mai. 2020 jun. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/22052020-pibid-distribuicao-de-cotas-e-nucleos-por-ies-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 23/2022: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. p. 1-6. Brasília: 28 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692974_Edital_23_2022.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 23/2022: Cotas concedidas às Instituições de Ensino Superior selecionadas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID. p. 1-7. Brasília: 06 set. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos editais/06092022_InformeEditalPibid232022CotasconcedidassIESselecionadas.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. p. 1-20. Brasília: 01 mar. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018: Programa de residência pedagógica resultado final da primeira e segunda etapas de seleção, publicado no D.O.U. p. 1-25. Brasília: 29 mai. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/29052018-resultado-final-edital-6-2018-residencia-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 01/2020: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. p. 1-2. Brasília: 06 jan. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 01/2020: distribuição de cotas e núcleos do programa de residência pedagógica. p. 1-9. Brasília: 22 mai. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/22052020-rp-distribuicao-de-cotas-e-nucleos-por-ies-pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 24/2022: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. p. 1-8. Brasília: 28 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 24/2022: Cotas concedidas às Instituições de Ensino Superior selecionadas do programa de residência pedagógica. p. 1-7. Brasília: 06 set. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos-editais/06092022_InformeEditalPRP242022CotasconcedidassIESselecionadas.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria Gab número 38, de 28 de fevereiro de 2018 – Que institui o Programa de Residência Pedagógica (PRP). p. 1. Brasília: 28 fev. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-portaria-n-38-de-28-02-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES Nº 82, de 26 de abril de 2022 – Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica (PRP). p. 1. Brasília: 26 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

COELHO, Lucas Ribeiro; VIEIRA, Maria do Socorro Tavares Cavalcante. Contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Química do IF Sertão-PE. International Journal Education And teaching, Recife, v.3, n.1, p. 20-35, jan./maio. 2020. Disponível em: https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/112/383. Acesso em: 26 nov. 2021.

COSTA, Karoliny Mendes da. A aprendizagem baseada em projetos no ensino de Química promovendo aprendizagem significativa crítica. 2020. Dissertação apresentada ao Mestrado profissional em Química em Rede Nacional- ProfQui – Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, Espírito Santo, 2020, p.130. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1117. Acesso em: 05 dez. 2022.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v.19, n.1, p. 223-237, jan./abr.2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 27 nov. 2021.

FERREIRA, Lais Souza. Lixo: um tema facilitador para o ensino aprendizagem de química. 2018. 43p. Tese (Licenciatura) Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/2419. Acesso em: 28 nov. 2022.

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IFSERTÃOPE). Edital interno n° 076 de 03 de novembro de 2022: processo seletivo para bolsista do Programa de Iniciação à Docência do IFSertão Pernambucano. p. 1-15. Petrolina, Pernambuco: 07 nov. 2022. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Pro-Reitorias/Proen/1-Editais/2022/76/Edital_76.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IFSERTÃOPE), CAMPUS PETROLINA. Curso de licenciatura plena em Música: projeto pedagógico de curso. p. 1-75. Petrolina, Pernambuco: set. 2010. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Campus_Petrolina/2019/PaginasCursos/LicMusi/PPC%202010-Msica.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IFSERTÃOPE), CAMPUS PETROLINA. Curso de licenciatura plena em Computação: projeto pedagógico de curso. 1-75. Petrolina, Pernambuco: 2010. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Campus_Petrolina/2017/Imagem/Setembro/ppc%20do%20curso%20superior%20de%20licenciatura%20em%20computao%20-%20campus%20petrolina%20.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

LIMA, Lorena Martins de; NETO, Moisés Maia. Utilização da gamificação no ensino de química geral e inorgânica. In: Conexão Unifametro 2020, XVI Semana Acadêmica, 2020, Fortaleza, Ceará. Prática docente e tecnologias educacionais. Anais eletrônicos. p. 1, 2020. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/conexaounifametro2020/trabalho/169168. Acesso em: 29 de maio de 2021.

MARTINS, Danielle Juliana Silva. Relatório final de atividades – PIBID IFSERTÃOPE, 2014. Disponível nos arquivos do PIBID IFSertãoPE, Petrolina – PE.

MARTINS, André Abreu. Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de casos no ensino médio. Trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Química – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. p. 35-36. 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/78032/000896657.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 fev. 2022.

MOTA, Paula Alexandra Trindade et al. O desafio da formação docente. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, p. 1-9, set./set. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20238/18128. Acesso em: 24 nov. 2021.

MOTA, Michelle Katiuscia Melo; WATANABE, Elaine Aparecida Takamatu. Ensino remoto emergencial e os desafios para docência. Encontro Nacional de Desenvolvimento Educacional (ENDESE). Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial). p.46. 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/885/660. Acesso em: 05 dez. 2022.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente, In: Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.

PBNBLOG. Ilha das Flores – Jorge Furtado (completo). Youtube, 17 fev. 2011. Disponível em: https://youtu.be/xEd5fHl4-IQ. Acesso em: 05 dez. 2022.

PETROBRAS. Como a cana-de-açúcar vira etanol? |Etanol Sem Fronteira - episódio 3. Youtube, 29 jun. 2012. Disponível em: https://youtu.be/zFfpQsne_bg. Acesso em: 05 dez. 2022.

-

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.

SANTOS, Joseana Vieira dos; MENEZES, Maria Cilene Freire de. As contribuições formativas do Pibid na formação inicial dos professores dos cursos de licenciaturas. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 8, n. 16, p. 99-126, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/245/156. Acesso em: 26 nov. 2021.

SBAN. SBAN- Como ler rótulos de alimentos. Youtube, 07 mar. 2017. Disponível em: https://youtu.be/LiNqYZzBFrk. Acesso em: 05 dez. 2022.

SILVEIRA, Dieison Prestes da et al. A formação de professores como possibilidade de (trans)formação social: uma análise baseada em estudos bibliográficas. Research, Society and Development, v. 10, n.12, p. 1-9, set./set. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20438/18285. Acesso em: 13 nov. 2021.

SILVEIRA, Dieison Prestes da et al. Uma análise multidimensional na formação de professores: tecendo um novo olhar no campo da educação. Revista Dialogus, Cruz Alta, v. 9, n. 3, p. 37-45, set./dez. 2020. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/390/215. Acesso em: 13 nov. 2021.

SOARES, Alessandro Cury et al. A utilização de rótulos no ensino de química: um estudo da produção acadêmica de 2014 a 2019. Revista do Programa de Pós-graduação em Ensino – Universidade Estadual do Norte do Paraná (REPPE). v.3, n.2, p.137, 2019. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1731/810. Acesso em: 06 dez. 2022.

TOLENTINO, Mario; FILHO, Romeu C. Rocha. O Bicentenário da Invenção da Pilha Elétrica. Revista Química Nova na Escola, n. 11, p.35-39, 2000. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a08.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

VINICIUS DURAN. Fermentação alcoólica e produção de Bebidas (2/2). Youtube, 25 ago. 2012. Disponível em: https://youtu.be/07nCWWuy7r0. Acesso em: 05 dez. 2022.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Editora Cortez, p. 234, 2009.

VOE QUIMICA. Utilização do petróleo e destilação fracionada. Youtube, 18 jun. 2013. Disponível em: https://youtu.be/rzFEEdZbVgU. Acesso em: 05 dez. 2022.

ZALUSKI, Felipe Cavalheiro; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de. Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET, Encontro de Pesquisadores em educação a distância – EnPED, 2018. Educação e tecnologias: inovação em cenários em transição. Anais eletrônicos. p. 2, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/556/79. Acesso em: 28 nov. 2022.

ZUZA, Francisca Amanda Gouveia et al. A importância dos jogos didáticos aplicados ao ensino da química: um relato de experiência. Anais eletrônicos do VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Campina Grande: Realize Editora, p.5 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58521. Acesso em: 06 dez. 2022.

Published

2023-08-31

How to Cite

CAVALCANTI COELHO, C. .; ANJOS, D. S. C. D. Um relato de experiência: A importância e as contribuições dos programas de iniciação à docência e da residência pedagógica na formação docente : An experience report: The importance and the contributions of the initiation to teaching programs and of the pedagogical residence in the teaching formation. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 541–565, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.415. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/415. Acesso em: 24 nov. 2024.