Training on Open Educational Resources

Authors

  • Francisco Kelsen Oliveira IFSertãoPE
  • Kélvya Freitas Abreu IFSertãoPE
  • Antônio Anderson da Silva Gomes IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i2.173

Keywords:

OER, teacher training, information and communication technology

Abstract

This article aims to draw a profile of the participants in the course of open educational resources (CREA) and raise the requirements of environments and tools that promote the use and adoption of open educational resources (OER). For this, the CREA approached concepts, definitions, technology and license of OERs; business models,
repositories and sharing environments of OERs examples and open educational practices (OEP). On that occasion, the qualitative and quantitative aspects were considered and analyzed from the data collection instruments like
questionnaires online, as well as the interactions were observed in the discussions of the participants in Social Network Educational (SNE) Edmodo. The use of online tools to offer the CREA favored the participation of teachers from the States of Ceará and Pernambuco. The analysis of the results of CREA, then, made it possible to understand the interest of the participants in the CREA in use or adapt OERs and OEPs in their working environments, since some participants knew the concepts, but didn't work with OERs and OEPs, while others were unaware of such possibilities.

Author Biographies

Francisco Kelsen Oliveira, IFSertãoPE

Coordenação de Informática - Campus Salgueiro - IF Sertão-PE

Kélvya Freitas Abreu, IFSertãoPE

Coordenação Propedêutica - Campus Salgueiro - IF Sertão-PE

Antônio Anderson da Silva Gomes , IFSertãoPE

Bolsista do Programa de Extensão (PIBEX), discente do Ensino Médio Integrado em Edificações, - Campus Salgueiro - IF Sertão-PE

References

ABREU, K. F.; OLIVEIRA, F. K. Redes

sociais educacionais: instrumentos auxiliares

no ensino de língua espanhola. In: LIMA, S.

C.; BATISTA JUNIOR, J. R. L. (Org.)

Linguagens: relatos de experiências da

educação profissional e tecnológica. Natal:

IFRN, 2014. p. 95-98.

AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. E. Recursos

educacionais abertos (REA): modelos para

localização e adaptação. ETD: Educação

Temática Digital, n. 12, p. 112-125, 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição

da República Federativa do Brasil:

promulgada em 5 de outubro de 1988. Contém

as emendas constitucionais posteriores.

Brasília, DF: Senado, 1988.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R.

Metodologia científica. 6aed. São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 2007.

CONOLE, G.; EHLERS, U. et al. Relatório 3.1

do projeto OPAL 2010. Disponível em:

http://www.oer-quality.org/publications/project-

deliverables. Acesso em: 12 de outubro de

CORNILS, P. Um computador por aluno.

Quando? Onde? Como?. In: A Rede, v. 7, n.

, p. 10-17, 2011. Disponível em:

http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-

anteriores/184-edicao-no-74-

outubro2011/4795-capa. Acesso em: 12 de

outubro de 2012.

CUBAN, L. Oversold and underused:

computers in the classroom. Cambridge,

Massachusetts: Harvard University Press, 2001.

CYSNEIROS, P. G. Programa nacional de

informática na educação: Novas tecnologias,

velhas estruturas. In: BARRETO, R. G. (Ed.).

Tecnologias educacionais e educação a

distância: aliando políticas e práticas. Rio de

Janeiro: Quartet, 2001.

DECLARAÇÃO DA CIDADE DO CABO.

Declaração de Cidade do Cabo para

Educação Aberta: Abrindo a promessa de

Recursos Educativos Abertos. Cape Town,

Disponível em:

http://www.capetowndeclaration.org/translation

s/portuguese-translation. Acesso em: 12 de

outubro de 2012.

FSF (FREE SOFTWARE FOUNDATION).

Libre Documentation Explained. Disponível

em: https://www.gnu.org/gwm/libredocxml/x53.htm

l. Acesso em: 11 de novembro de 2014.

LAVINAS, L.; CAVENAGHI, S. Avaliação de

Impacto Social do Projeto UCA-TOTAL.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.

Fundamentos de metodologia científica. 5.

ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MONTOYA, M. S. R.; AGUILAR, J. V. B.

Recursos educativos abiertos en ambientes

enriquecidos con tecnología. México:

Editorial INNOVATE, 2010.

MORAIS, E.; RIBEIRO, A.; AMIEL, T.

Recursos educacionais abertos (REA): um

caderno para professores. Campinas, SP:

Educação Aberta, 2011. Disponível em:

http://goo.gl/J6S8xM. Acesso em: 21 de julho

de 2014.

OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, O. S. Edmodo:

uma rede social educacional. In: Anais do 4o

Simpósio Hipertexto e Tecnologia na

Educação. Recife: EDUFPE/Pipa

Comunicação, 2012, p. 1-16. Disponível em:

Acesso em: 21 de julho de 2014.

OLIVEIRA, F. K. O vídeo pela Internet como

ferramenta educacional no ensino da

Geometria. 2010. 102f. Dissertação (Programa

de Pós-Graduação em Ciências da

Computação) - UECE, Fortaleza, 2010.

PADOVAN, V. T.; SANCHES, L. M. P.;

CARITÁ, E. C. Uso de redes sociais n o

processo ensino aprendizagem: Avaliação de

suas características. In 17o Congresso

Internacional de Educação a Distância,

XVII, 2011, Manaus-AM. Anais do 17o

Congresso Internacional de Educação a

Distância. Ribeirão Preto-SP: Associação

Brasileira de Educação a Distância, 2011, p.1-

Disponível em:

http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/61.p

df. Acesso em: 12 de outubro de 2012.

SILVA, A. P. S. S.; COGO, A. L. P.

Aprendizagem de punção venosa com objeto

educacional digital no curso de graduação em

enfermagem. Revista Gaúcha de

Enfermagem. Porto Alegre/RS, v. 28, n. 2,

p.185-192, 2007.

SORJ, B.; LISSOVSKY, M. Internet nas

escolas públicas: política além da política.

Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. Rio de

Janeiro. 2011.

TAURION, C. Software Livre -

Potencialidades e Modelos de Negócios. 1a

ed. São Paulo: Brasport, 2004.

UNESCO (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES

UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

CULTURA). UNESCO and education:

"Everyone has the right to education".

UNESCO. Paris. 2011

WILEY, D. A. The Current State of Open

Educational Resources. 2005. Disponível em:

http://goo.gl/HAR4s5. Acesso em: 12 de

outubro de 2012.

Published

2015-08-31

How to Cite

OLIVEIRA, F. K. .; ABREU, K. F. .; GOMES , A. A. da S. . Training on Open Educational Resources. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 98–109, 2015. DOI: 10.31416/rsdv.v3i2.173. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/173. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra - Artigos