Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (doc ou docx) ou OpenOffice (odt).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Antes de submeter o seu trabalho, que passará por avaliação de no mínimo dois avaliadores (forma Blind Review). Certifique-se de que o manuscrito atende os requisitos que constem nestas diretrizes aos autores.

Durante o processo de submissão, nas informações sobre os autores é obrigatório preencher todos os dados, incluindo informar a titulação de cada autor e o número ORCID:

  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.
    • Para utilizar o ORCID você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro: https://orcid.org/register

MODELOS DE TEMPLATE PARA SUBMISSÃO

 

Os artigos submetidos devem cumprir os seguintes critérios:

O(s) autor(es) devem atentar-se para as seguintes orientações:

  1. Título: contendo até 15 palavras, o título deve informar o leitor sobre o objetivo do artigo. Fonte Trebuchet MS, tamanho 16, negrito, alinhado à esquerda. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser grafada com maiúscula.
  2. O número de autores é limitado à 5 pessoas.
  3. Nome(s) do(s) autor(es): Completo, por extenso, tamanho 12 e alinhada à esquerda. O sobrenome deve ser apresentado em letras maiúsculas e o restante apenas com a primeira letra do nome maiúscula. Deve-se inserir ao lado do nome a formação/titulação, logo abaixo, em espaço simples, tamanho 9, endereço institucional, telefone e e-mail. Artigos com mais de um autor devem seguir a mesma regra num novo parágrafo. Os nomes dos autores deverão constar apenas na versão final do artigo, já que a verão de avaliação deve seguir sem os nomes dos autores, que deverão ser cadastrados apenas no sistema. Salienta-se ainda não ser possível a inclusão de autores diferentes daqueles cadastrados no sistema de submissão após a aprovação do artigo.
  4. Resumo: parágrafo único, iniciado com: RESUMO, com no máximo 250 palavras, em espaço simples. Fonte Trebuchet MS, tamanho 10, justificado, texto corrido sem parágrafos, três espaços simples após a identificação dos autores. Contendo objetivos, metodologia e resultados.
  5. Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), não constantes no Título. Situadas um espaço simples abaixo do resumo. Fonte Trebuchet MS, tamanho 10, separadas por vírgulas, alinhadas à esquerda. O nome palavras-chave deve estar em negrito.
  6. Título em inglês, ABSTRACT e keywords: as traduções para o inglês devem ser fiéis ao texto em língua portuguesa. Deve-se obedecer a mesma sequência e formatação do título, resumo e palavras-chave em português.
  7. Os subtítulos que seguem devem ser orientados à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula, deixando-se dois espaços entre a seção anterior e um espaço para o início do subtítulo seguinte.
  8. Introdução: contextualização e apresentação da relevância do artigo, inclusive através de revisão de literatura.
  9. Metodologia: exposição de informações necessárias e suficientes que possibilitem a repetição do trabalho por outros pesquisadores;
  10. Resultados e Discussão: apresentação concisa dos dados obtidos. Quadros ou figuras devem ser preparados sem dados supérfluos. Nesta seção, os resultados devem ser analisados e discutidos a partir de fundamentação na literatura;
  11. Considerações Finais: exposição das considerações finais, sem explicações adicionais, a partir da retomada dos objetivos da pesquisa;
  12. Agradecimentos: facultativos;
  13. Referências: As referências devem estar de acordo com as Normas ABNT. URLs para as referências devem ser informadas quando possível;
  14. Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé.

 

  1. PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

2.1  Artigos científicos são trabalhos originais/inéditos completos resultantes de pesquisa científica e que contribuam para o avanço do conhecimento. Os artigos científicos devem ter um mínimo de 10 (dez) e 20 (vinte) páginas e conter os seguintes tópicos apresentados no item 1.

2.2 Relatos de experiências: Serão aceitos na categoria Relato de experiências textos que apresentem procedimentos desenvolvidos em práticas pedagógicas ou extensionistas. Os relatos submetidos à Revista Semiárido De Visu devem ter entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas e conter os seguintes tópicos apresentados no item 1.

2.3  Resenhas: Serão aceitos na categoria resenha textos que apresentem e avaliem criticamente obras acadêmicas inseridas nas diferentes áreas do conhecimento. As resenhas submetidas à Revista Semiárido De Visu devem atender às seguintes orientações:

  1. a) Serão aceitas resenhas de livros publicados pelo mercado editorial, bem como teses e dissertações publicadas em repositórios de acesso aberto e irrestrito;
  2. b) As obras resenhadas devem ter sido publicadas há, no máximo, 5 anos;
  3. c) O texto deve seguir as mesmas diretrizes de formatação dos artigos, guardadas as especificidades de cada gênero;
  4. d) O texto deve ser produzido entre 5 e 10 laudas;
  5. e) No cabeçalho deve conter, na primeira linha, a indicação “Resenha”. Na segunda linha, devem constar as referências completas da obra de acordo com as normas vigentes da ABNT. Na terceira linha, o nome do autor, e, na quarta, as informações referentes à instituição a que pertence, bem como o seu endereço eletrônico;
  6. f) O autor deve encaminhar uma imagem da capa da obra resenhada, em formato JPG, com resolução mínima de 150 dpi.
  7. Conflito de interesses: é declarada a responsabilidade dos autores na elaboração do manuscrito, bem como existência ou não de eventuais conflitos de interesse profissional, financeiro ou benefícios diretos ou indiretos que possam influenciar os resultados da pesquisa. Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Caso haja conflitos de interesse na pesquisa, explicitar na submissão em comentário para o editor.
  8. Retratação: Os procedimentos adotados pela Revista Semiárido De Visu para o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações de preocupação são baseados em normas apresentadas pelo indexador e publisher SciELO, que seguem as orientações dos principais comitês de ética, indexação e publicação científica. Em caso de ocorrência, então deve-se seguir a Norma de Retratação do COPE (Committee On Publication Ethics): http://publicationethics.org/files/retraction%20guidelines.pdf.

5   Plágio: A Revista Semiárido De Visu  conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

6.Fontes de financiamento: Os autores devem declarar, quando for o caso, todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo.

Os manuscritos que não seguirem o contido nas especificações supracitadas serão devolvidos aos autores e não serão enviados para a avaliação dos dois avaliadores. Ao receber artigos submetidos para a avaliação, entenderemos que as opiniões dos autores e conceitos utilizados são de responsabilidade dos mesmos, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial da revista Semiárido De Visu.

A Revista Semiárido De Visu adota as normas da  - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para formatação de citações e referências. As publicações são citadas no corpo do texto em um sistema autor-data e inseridas, em ordem alfabética, na lista de referências. A fim de ver mais detalhes da ABNT, acesse as normas ABNT ( inserir link) 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;

O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.

 Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma.


As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil

Ciências Agrárias - Artigos

Ciências Agrárias - Artigos

Ciências Biológicas - Artigos

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde - Artigos

Ciências da Saúde - Artigos

Ciências Exatas e da Terra - Artigos

Política padrão de seção

Ciências Humanas - Artigos

Ciências Humanas - Artigos

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos

Engenharias - Artigos

Engenharias - Artigos

Lingüística, Letras e Artes - Artigos

Lingüística, Letras e Artes - Artigos

Multidisciplinar - Artigos

A área compreende as seguintes sub-áreas de avaliação: Interdisciplinar, Ensino, Materiais, Biotecnologia e Ciências Ambientais

Relatos de Experiência

Relatos de Experiência

Resenha

Publicamos nesta seção as resenhas sobre obras, artigos, monografias, dissertações e teses.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.