Investigando O Desenvolvimento Do Raciocínio Lógico Matemático Em Crianças Entre 11 E 12 Anos Através Dos Cursos Da Academia Hacktown
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i1.72Palavras-chave:
Raciocínio lógico, Desenvolvimento, Academia HacktownResumo
O raciocínio lógico é uma característica fundamental a qualquer ser humano, entretanto, está sendo perdida com o tempo. O avanço da tecnologia que trouxe diversos benefícios para a sociedade, também está criando uma geração de pessoas acomodadas, que buscam em seus dispositivos eletrônicos todas as respostas para os seus problemas e não se indagam sobre o que encontram, são apenas reprodutores de ideias já existentes ao invés de formar suas próprias concepções. Assim, é necessário medidas para estimular essa geração a pensar e utilizar o raciocínio lógico. Diante deste cenário, a Academia Hacktown surge como uma ótima alternativa para que através das suas metodologias de ensino possa oportunizar tais estímulos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo investigar a evolução do desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças de 11 e 12 anos nos cursos da Academia Hacktown através de testes matemáticos aplicados ao início e ao final do curso. Para cumprir os objetivos o trabalho foi dividido em quatro passos, analisar realizando um teste em que situação de desenvolvimento do raciocínio lógico os alunos ingressantes na academia estão, ministrar o curso da academia, através de um teste avaliar o desenvolvimento do raciocínio lógico após o curso e ao final realizar um comparativo entre os testes inicial e final para analisar se houve melhora no desenvolvimento dos alunos. Com duração de sessenta horas, o curso alcançou ao final resultados satisfatórios acerca dos objetivos propostos.E
Referências
AUGUSTO, Lucas; BRANDÃO, Ricardo. Que tal a Hacktown? Revista IF –Sertão PE, Pernambuco, v. 09, 2018.
DA SILVA, J.A.L; OLIVEIRA F.C.S ; MARTINS D.J.S. Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. SBC – Proceedings of SBGames 2017.
FAJARDO, Vanessa; FOREQUE, Flavia. 7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, diz MEC. G1, 2018.
MANSO, A; OLIVEIRA, L; MARQUES,G. C. Portugol IDE –Uma ferramenta para o ensino da programação. Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2009).
MARTINS, F.C; SOUZA, F.A; HAUS, G.S.P; RODRIGUES, S.S; VIEIRA, A.A. Importância De Trabalhar O Raciocínio Lógico Nas Aulas De Matemática. UFCG. II Conedu. 2015.
METODOLOGIAS. Academia Hacktown Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica.
MOREIRA, M.A. (1999). Teorias de aprendizagem.São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda.
MUNIZ, Camilla. Desenvolver o raciocínio lógico garante melhores desempenhos e fortalece saúde mental. Jornal Extra, 2015.
OLIVEIRA, J.R. O prazer de aprender brincando. Universidade Cândido Mendes, Niterói, RJ, Brasil.
SALDAÑA, Paulo. Desempenho do ensino médio em matemática é o pior desde 2005. Folha de São Paulo, São Paulo, 8 set. 2016.