Sustentabilidade comunitária

fortalecimento da atividade apícola e implantação de quintais produtivos - relato de experiência

Autores

  • Maria Helena Alves Gomes Alves Gomes Univasf
  • Luciana Souza de Oliveira IFSertãoPE
  • Alineaurea Florentino Silva EMBRAPA SEMIÁRIDO
  • Michelle Araújo Christini Vieira Universidade do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.593

Palavras-chave:

Território Sertão São Francisco, Agricultura familiar, Extensão Rural

Resumo

O presente relato objetiva descrever a experiência vivenciada na coordenação dos serviços de  assessoria e capacitação técnica de apicultores e agricultores familiares de comunidades rurais localizadas nos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes e Casa Nova, na Bahia, com a finalidade de contribuir com o processo de desenvolvimento territorial na Região da Serra Dois Irmãos, a partir de um trabalho contínuo de acompanhamento e orientação dos estabelecimentos agrícolas, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida, a preservação da natureza, da preocupação com as gerações futuras e da participação cidadã, fortalecendo a organização das comunidades rurais. Ao longo do projeto foi possível promover a apropriação de técnicas de manejo apícola, utilizando ferramentas e métodos participativos na condução das atividades. Também foram assessoradas quarenta e cinco famílias, na implantação de seus quintais produtivos, com o uso de tecnologias preconizadas pela Articulação do Semiárido – ASA, apoiando a construção coletiva de estruturas hídricas como caldeirões de pedra, poços tubulares e barreiros, melhorando a oferta e diversidade de alimentos na dieta familiar e apoiando o sistema produtivo, através da implantação de hortas familiares, criação de galinhas caipiras e implantação de pequenos pomares.

Biografia do Autor

Luciana Souza de Oliveira, IFSertãoPE

Engenheira Agrônoma/Doutora em Desenvolvimento Socioambiental.

Alineaurea Florentino Silva, EMBRAPA SEMIÁRIDO

Engenheira Agrônoma/Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Michelle Araújo Christini Vieira, Universidade do Vale do São Francisco

Enfermeira/Doutora em Saúde Coletiva

Referências

DA SILVA, A. C. G. F.; DOS ANJOS, M. de C. R.; DOS ANJOS, A. Quintais produtivos: para além do acesso à alimentação saudável, um espaço de resgate do ser. Guaju, v. 2, n. 1, p. 77-101, 2016.

LEAL, L., Filipak, A., Duval, H., Ferraz, J. M., & Ferrante, V. L. (2020). Quintais produtivos como espaços da agroecologia desenvolvidos por mulheres rurais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 31-54. Recuperado de https://desafioonline.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9076

BRITO, M. A.; COELHO, M. F. Os quintais agroflorestais em regiões tropicais – unidades autossustentáveis. Revista Agricultura Tropical, Cuiabá, v.4, n.1, 2000.

CARNEIRO, M. G. R. et al. Quintais produtivos: contribuição à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável local na perspectiva da agricultura familiar (O caso do assentamento Alegre, município de Quixeramobim/CE. Revista Brasileira de Agroecologia, n.8, v.2, 2013.

AMBRÓSIO, L. A.; PERES, F. C.; SALGADO, J. M. Diagnóstico da contribuição dos produtos do quintal na alimentação das famílias rurais: Microbacia D’água F., Vera Cruz.Informações Econômicas, São Paulo, v.26, n.7, 1996

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

ALVES GOMES, M. H. A. G.; SOUZA DE OLIVEIRA, L. .; FLORENTINO SILVA, A.; ARAÚJO CHRISTINI VIEIRA, M. Sustentabilidade comunitária: fortalecimento da atividade apícola e implantação de quintais produtivos - relato de experiência. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 211–223, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i1.593. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/593. Acesso em: 23 jun. 2024.