O GeoGebra sob a ótica de professores que lecionam Matemática no Ensino Médio no estado de Pernambuco

Autores

  • Cícera Noelir Batista de Melo
  • Janicleide de Melo
  • Franklin Fernando Ferreira Pachêco Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-4600-2103

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.483

Resumo

Este artigo, que se trata de um recorte de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em matemática, teve como objetivo analisar a visão de professores quanto ao uso do GeoGebra para o ensino de conteúdos matemáticos. A revisão da literatura contemplou pesquisas que discutissem esse software. A metodologia empregada é de ênfase exploratória. O instrumento para produção de dados foi um formulário eletrônico contemplando três questões. Participaram dez professores que lecionam matemática no Ensino Médio. Os resultados mostram que do total de dez professores nove reconhecem o GeoGebra como um aliado para o processo de ensino de conteúdos na disciplina de matemática. Quanto aos conteúdos, que foram mencionados pelos professores, têm-se o estudo das geometrias (plana, espacial e analítica), funções, área, perímetro, entre outras. Os conteúdos matemáticos citados pelos professores, com exceção da geometria analítica, podem ser vivenciados com o uso do GeoGebra no Ensino Fundamental – Anos finais.

Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referências

BRANDT, S. T. J. MONTORFANO, C. O software GeoGebra como alternativa no ensino da geometria em um minicurso para professores. Cianorte, p. 1 – 20, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Brasília, 2018.

FANTI, E. L. C. Utilizando o software GeoGebra no ensino de certos conteúdos matemáticos. In: Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática, V, 2010, João Pessoa – PB. Anais... João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, 2010.

FERREIRA, R. S.; COSTA, A. P. Função exponencial e GeoGebra: o que vem sendo discutido na literatura brasileira?. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 10, n. 1, p. 108–128, 2021.

FORTES, P. R.; SILVEIRA, S. R. Um estudo de caso envolvendo a aplicação de um software educacional de geometria espacial. Revemat, v. 12, n. 1, p. 76-90, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEME, C. B. O uso do GeoGebra no ensino da geometria espacial para alunos do 2º ano do ensino médio. 125 f. Dissertação ( Mestrado em Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

MAKIADI ADÃO, J.; ANDRÉ JOÃO, K. S.; PIRES ROCHA SILVEIRA, A.; DOS SANTOS, J. M. D. S. O uso do GeoGebra para a composição e decomposição de figuras geométricas: uma experiência com os alunos da 8ª classe no contexto angolano. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 10, n. 2, p. 129–146, 2021.

MORAIS, R. X. T. Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Ciências da computação), Faculdade Lourenço Filho, Fortaleza, 2003.

SANTOS, E. Educação Online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, M.; PESCE, L.; ZUIN, A.; (orgs). Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak ed. 2010.

SANTOS, J. L. B., SANTOS, G. B., ARAGÃO, I. G. Possibilidades e Limitações: as dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem da matemática. In: 6º Encontro de Formação de Professores de Sergipe, Edição Internacional, Sergipe. Anais... Sergipe, Universidade do Vale do Aracajú, 2013.

SILVA, J. P. M.; RIBEIRO, A. C.; ARAÚJO, T. S. O uso de softwares no ensino da matemática: entre o modismo e o uso inteligente. In: Congresso Nacional de Educação, V, 2018, Olinda. Anais... Olinda, Realize Editora, 2018.

SILVA, J. C. E. A aprendizagem baseada em problemas e o software GeoGebra no ensino das funções matemáticas. 29 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.

VOLPATTO, A. R. T.; FORTES, P. R.; SILVEIRA, S. R. Um Estudo de Caso Envolvendo a Aplicação de um Software Educacional de Geometria Espacial. REVEMAT, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 76 – 90, 2018.

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

BATISTA DE MELO, C. N.; DE MELO, J. .; PACHÊCO, F. F. F. O GeoGebra sob a ótica de professores que lecionam Matemática no Ensino Médio no estado de Pernambuco. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 450–461, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.483. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/483. Acesso em: 27 abr. 2024.