TRATOS CULTURAIS DA VIDEIRA DE MESA NO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Cultural treatments of table grapes in the Submédio of São Francisco Valley - bibliographic review

Autores

  • EVANDRO GOMES RODRIGUES INSTITUTO FEDERAL DE EDUAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL
  • ROSEMARY BARBOSA DE MELO IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL
  • AMANDA MIRELE DE SOUZA LIMA RODRIGUES IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL
  • JEANE SOUZA DA SILVA IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.374

Resumo

No Vale do São Francisco, o cultivo da videira contribui consideravelmente para o desenvolvimento econômico regional, com isso é considerada uma das mais importantes frutíferas da agricultura irrigada, que contribui também para o  desenvolvimento social. Com isso, tendo em vista que os tratos culturais impactam diretamente a produtividade e o retorno econômico, é de extrema importância observar as práticas de manejo adotadas para essa cultura, o motivo da adoção dessas práticas e o impacto produtivo de ambas para a cultura nesta região. A metodologia empregada para este levantamento foi a pesquisa através do google acadêmico, utilizando as palavras “tratos culturais da videira de mesa no Submédio do Vale do São Francisco”, realizada nas publicações realizadas no período de 2012 à 2022.  Como resultado foi possível observar que os autores não divergiram nas suas informações sobre os tratos culturais, exceto com relação a aplicação da cianamida hidrogenada (H2CN2), que possui divergência entre os autores, com diferença de 24 horas de recomendação de aplicação.

Referências

AMBERGER,A. Cyanamide in plant metabolism. InternationalJournal of Plant Physiology and Biochemistry, v.5, 2013.

NETO, J.A. Manejo de videiras para produção de uvas de mesa no Vale do São Francisco–Fazenda Nova Neruda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

BARROS, M.S. Irrigação, fertirrigação, tratos culturais, controle fitossanitário e pós-colheita na cultura da uva na fazenda Agrobras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

CORDEIRO, D.S.Q. Manejo fitossanitário para videira no vale do São Francisco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

BISNETO, J.A.F. Relatório de estágio supervisionado obrigatório na fazenda Topfruit: cultivo da videira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

HIDALGO, L. Tratado de Viticultura General. Madrid: Mundi-Prensa-1999. 1172 p.

LEÃO, P.C.S.; MAIA, J. D. G. Aspectos Culturais em Viticultura Tropical: Uvas de Mesa. 37 Informe Agropecuário. Belo Horizonte, v.19, 1998.

LEAO, P.C.S.; SILVA, D. J. Cultivo da videira no Semiárido brasileiro. Embrapa Semiárido-Capítulo em livro científico (ALICE), 2014.

MIELE, A.; MANDELLI, F. Manejo do Dossel Vegetativo e seu Efeito nos Componentes de Produção da Videira Melort. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, dez 2012.

MIRANDA, M.M.P. Relatório de estágio supervisionado obrigatório na Fazenda Top Fruit: cultura da videira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

NUNES, A.S. Manejo e caracterização de acessos e variedades de videira nas condições do semiárido nordestino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

PEIXOTO, P.H. Tratos culturais na viticultura no Submédio do Vale do São Francisco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

PIRES, I.L.B. Cultivo da videira: estágio supervisionado obrigatório na empresa Hidrotec agrícola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

RODRIGUES, R.M. Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia (CAJ-BA): cultura da videira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

SAFRA, D. E. curso de graduação em engenharia de produção, 2016.

SILVA, E.R.S. Relatório de estágio supervisionado obrigatório: produção de uva de mesa-Fazenda Hidrotec Agrícola Ltda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

SILVA, L.F. Produção de uvas sem sementes no Vale do São Francisco–Fazenda Nova Neruda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

SILVA, M.C. A cultura da videira e da mangueira cultivada na fazenda área nova nas condições do Vale do São Francisco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

SILVA, M.S. Relatório de estágio supervisionado obrigatório na agropecuária Labrunier: cultura da videira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

VILLA, F. et al. Comportamento agronômico de cultivares de videiras finas em diferentes épocas de poda. Acta Iguazu, v. 7, 2018

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

GOMES RODRIGUES, E.; BARBOSA DE MELO, R. .; MIRELE DE SOUZA LIMA RODRIGUES, A.; SOUZA DA SILVA, J. TRATOS CULTURAIS DA VIDEIRA DE MESA NO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: Cultural treatments of table grapes in the Submédio of São Francisco Valley - bibliographic review. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 284–297, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.374. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/374. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Artigos