Direito ao Ensino de Filosofia para Formação do indivíduo segundo Hegel:
Limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i1.530Keywords:
Hegel, Estado, Educação, Direito, Ensino de filosofiaAbstract
Na especificidade do pensamento hegeliano, o indivíduo não pode ser visto apenas como um algo em si, isolado, autossuficiente, mas como um “indivíduo social”; e é dever fundamental do Estado garantir a educação de todos. O ensino de filosofia deve ocorrer como qualquer outra ciência e uma educação sem essa “disciplina” adquire aspectos estéreis. Neste sentido, admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo investigar, a partir da perspectiva hegeliana, notadamente nas obras “Princípios da filosofia do direito” e “Discursos sobre educação”, escritos que tratam tanto de educação quanto de direito, individualidade e Estado, se o ensino de filosofia pode ser visto como um direito e se existe alguma relação entre o ensino de filosofia, a constituição do indivíduo e como ele se engendra na vida política do Estado.
References
BOBBIO, N. Estudos sobre Hegel: direito, sociedade civil e estado. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista: Brasiliense, 1995.
BOURGEOIS, B. Da escola: cidade e sociedade. In: BOURGEOIS, B. Hegel: Os atos do espírito. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2004, p.99-114.
BOURGEOIS, B. O Estado hegeliano. In: BOURGEOIS, B. Hegel: Os atos do espírito. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2004, p.115-132.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http //basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 05 ago. 2020.
DOTTI, J. et al. Estado e política: a filosofia política de Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
HEGEL, G. Discursos sobre educação. Lisboa: Edições Colibri. 1994.
HEGEL, G. Princípios da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência Política em Compêndio. Porto Alegre, Editora Fênix, 2021.
HEGEL, G. Sobre o ensino da filosofia. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/hegel_sobre_ensino_da_filosofia.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.
INWOOD, M. Dicionário Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LOSURDO, D. A escola, a divisão do trabalho e a liberdade dos modernos. In:
LOSURDO, D. Hegel e a liberdade dos modernos. São Paulo: Boitempo, 2019, p.297-324.
MENESES, P. Hegel como mestre de pensar. In: MENESES, P. Abordagens hegelianas. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006, p.111-125.
NOVELLI, P. O conceito de educação em Hegel, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.65-88, 2001.
NOVELLI, P. O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade. Trans/Form/Ação, v.28, n.2, p.129-148, 2005, Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci. Acesso em: 06 abr. 2023.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Currículo de Pernambuco (Ensino Médio). Disponível em:
http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=6247 Acesso em 30 ago. 2021.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Organizador curricular por bimestre / Formação geral básica (FGB) / Ensino médio / Filosofia. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/523/Organizador_Curricular_FBG_Filosofia.pdf Acesso em 27 out. 2022.
RAMOS, M. O Estado no Pensamento de Hegel. In: SALGADO, J; HORTA, J. (ORGS.) Hegel, Liberdade e Estado. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2010, p. 215-228.
ROSENFIELD, D. Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
SALGADO, J. Ideia de Justiça em Hegel. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
SALGADO, J; HORTA, J (Org.). Hegel, liberdade e estado. Belo Horizonte: Fórum, 2010.
SILVA, A. Hegel & a educação. Belo Horizonte; Autêntica Editora, 2013.
TEIXEIRA, L; HORN, G. Hegel: ensinar conteúdos filosóficos. In: TEIXEIRA, L; HORN, G. (Orgs.). Didática do ensino de filosofia: pressupostos teórico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2017, p.59-72.