O estigma do capitalismo na relação do homem, natureza e agricultura

Autores

  • Joseildo Alves da Cruz Coelho IFSertãoPE
  • João Henrique Cavalcanti de Oliveira Gomes IFSertãoPE
  • José Venâncio da Silva Neto IFSertãoPE
  • Murilo Henrique Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v4i1.1004

Palavras-chave:

agricultura, desigualdade, ambientais, imperialismo, homem

Resumo

O presente artigo visa entender a genealogia dos problemas ambientais em conjunto das desigualdades sob uma ótica marxista, e entender a história das mudanças da agricultura, entender o papel do homem nos seus ambientes conflituosos, sociais e globais, e como isso interfere na inteiração com a natureza e as práticas da agricultura, e como consequência como evoluiu e se desdobrou, já que todos os fatores que envolvem o homem tem o mesmo como seu conector, o entendimento das interações econômicas e ambientais que impactam o homem em todo globo terrestre. Entender como o imperialismo do ocidente afetou a vidas das nações em desenvolvimento ou subdesenvolvidas e como a agricultura tem importância para alavancar tais economias, e quais são os pontos de vista dos autores que serão citados.

Referências

MARX, Karl. Os Resultados Eventuais da Dominação Britânica na India. Tradução de José Barata-Moura. Editorial "Avante!", Lisboa, 1982.

MARX, Karl. Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. São paulo: Global editora, 1980.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução de Reginaldo Sant'Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

FREITAS, Rosana; SOARES, Letícia; Nélsis, Camila. A crítica marxista ao desenvolvimento (in)sustentável. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 41-51, jan./jun. 2012.

GEROSA, Giulio. Marx, Imperialismo e Racismo (Legendado) Domenico Losurdo. YouTube, 14 de junho de 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-gZ7XRf-gqM: Acesso em: 17 de dezembro de 2023.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 3. ed. São Paulo: Sundermann, 2017.

LOSURDO, Domenico. Colonialismo e luta anticolonial. Organização Jones Manoel;Tradução Diego Silveira. 1. ed. - São Paulo : Boitempo, 2020.

LOSURDO, Domenico. Guerra e revolução: o mundo um século após Outubro de 1917. São Paulo: Boitempo, 2017.

MACIEL, Mayara. Seringueira, a planta que sustentou uma região. Museu Paraense Emílio Goeldi. 31 de outubro, 2016. Disponível em: https://www.museu-goeldi.br/noticias/seringueira-a-planta-que-sustentou-uma-regiao-1. Acesso em: 17 de dezembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)